Difusão sustentável de culturas marginalizadas: o registro de passo a passo da casaca de Bate-Bola

Autores

  • Fernanda de Morais Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.225941

Palavras-chave:

Design, Método, Sustentabilidade social , Passo a passo , Bate-Bola

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a aplicação do método de registro passo a passo, parte da Metodologia de Design de Histórias, elaborada no Laboratório de Design de Histórias (Dhis), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em uma pesquisa de campo cujo objeto de estudo é o festejo dos Bate-Bolas, do Rio do Janeiro. Com o objetivo de mapear e divulgar o processo produtivo da casaca, peça central na indumentária confeccionada pelos brincantes, produziu-se um vídeo documentário sobre esse conteúdo. Essa foi uma estratégia de imersão no campo, para coleta de dados e posterior análise semiológica do contexto complexo no qual a casaca é criada, e aqui a documentação dos processos fabris se consolida como método relevante para a difusão sustentável sobre culturas marginalizadas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Fernanda de Morais Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pesquisadora no Laboratório de Design de Histórias (Dhis) e colaboradora no grupo ID+ Research Institute for Design, Media and Culture (Portugal), mestre em Design pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), especialista em Ilustração pelo Centre Universitari de Disseny i Art da Universitat Autònoma de Barcelona (EINA/UAB).

  • Nilton Gonçalves Gamba Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Nilton G. Gamba Junior é coordenador do Dhis do PPG do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e professor adjunto. Coordena dois grupos de pesquisa do diretório do CNPq: GANDHIS e Rede Motirô. Graduado em Design (EBA/UFRJ), mestre em Design (PUC-Rio) e doutor em Psicologia (PUC-Rio).

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. 2a ed. v.1. (Obras Escolhidas). São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

GAMBA JUNIOR, Nilton; SARMENTO, Pedro. Sustentabilidade comunicacional: a realidade pós-editada. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 66-90, 2019.

GAMBA JUNIOR, Nilton; ALMEIDA, Desirée Bastos de; SODRÉ, Ana Claudia; SANTOS, Jocineia; MORAIS, Fernanda. Métodos de parceria no Design. In: MXRIO DESIGN CONFERENCE, 10., 2023, Cidade do México. Anais […]. São Paulo: Blucher, 2023. p. 433-446.

SILVA, Monique Bezerra da. As espacialidades de pertencimento e existência das turmas de fantasia no carnaval da periferia carioca. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA, 16., Vitória, ES, 2019. Anais […]. Vitória (ES): Ufes, 2019.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo herege. Lisboa: Assírio & Alvim, 1981.

PASOLINI, Pier Paolo. Os jovens infelizes, antologia de ensaios corsários. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

PEGA A VISÃO: Passo a passo da casaca de bate-bola – Turma Simpatia, 2023. [S. l]: [s. n.], 2023. 1 vídeo (16 min). Publicado pelo canal Dhis Laboratório de Design de Histórias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E3rKGs_uL3Y. Acesso em: 7 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-21 — Atualizado em 2025-01-30

Versões

Como Citar

Machado, F. de M., & Gamba Junior, N. G. (2025). Difusão sustentável de culturas marginalizadas: o registro de passo a passo da casaca de Bate-Bola. Revista Extraprensa, 17(2), 206-227. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.225941 (Original work published 2024)