No fundo da lama: visualidades emergentes na produção audiovisual da Folha de São Paulo

Autores

  • Gober Mauricio Gómez Ilanos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.219442

Palavras-chave:

Visualidades, Cultura visual, Videorreportagem, Conflitos ambientais, Jornalismo ambiental

Resumo

O intuito deste artigo é compreender a visibilidade dos atores e os conflitos que emergiram com o rompimento das barragens da Samarco em Mariana em 2015. Para tal propósito adotamos a perspectiva dos estudos visuais, para nos debruçar na análise audiovisual de duas videorreportagens produzidas pela Folha de São Paulo e disponibilizadas no seu canal em Youtube. Os estudos visuais, a partir da perspectiva de Mitchell (2009), é uma abordagem teórico-metodológica que propõe dar imagem à teoria, para abrir a heterogeneidade do meio e as imagens que o compõem, a questões sociais, históricas e políticas: As visualidades que emergem nos obrigam a questionar o paradigma civilizatório moderno e o modelo econômico extrativo neoliberal, sustentado no colonialismo e discutido aqui pelo viés de Krenaki A. e Achille M.

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Biografia do Autor

  • Gober Mauricio Gómez Ilanos, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre e doutorando pelo pograma de pósgraduação em comunicação social da Universidade Federal de Minas Gerais. E bacharel em comunicação social da Universidad del valle - Colômbia.
  • Simone Maria Rocha , Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa Comcult: Comunicação e cultura em televisualidades.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gómez Ilanos, G. M., & Rocha, S. M. R. . (2023). No fundo da lama: visualidades emergentes na produção audiovisual da Folha de São Paulo. Revista Extraprensa, 17(1), 190-208. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.219442