Platform governance on YouTube: study of live broadcasts from Clubinho do King
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.203693Keywords:
Platform, Governance, YouTube, Live broadcasts, Clubinho do KingAbstract
This study addresses governance on the YouTube platform, specifically focusing on the live streams of Clubinho do King. We aim to understand the governance aspects of the YouTube platform that guide the content production process in the live broadcasts of the aforementioned book club. To do so, we mobilize the concepts of live, digital platforms, platformization, and governance on YouTube. We used a bibliographic research method with the application of a questionnaire with two booktubers responsible for the object of this study. Results show that moderation, blocking, and monetization were used as features and that the evaluated live streams consisted of a strategy to bring booktubers’ channels closer to the reading public, rather than to Clubinho’s joint reading initiative.
Downloads
References
AJUDA do YouTube. YouTube, [2020]. Disponível em: https://support.google.com/youtube. Acesso em: 19 jul. 2022.
ARAÚJO, Willian Fernandes. Norma algorítmica como técnica de governo em Plataformas Digitais: um estudo da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 23, n. 1, p. 29-39, jan./abr. 2021.
BURGESS, Jean. Platform Studies. In: CUNNINGHAM, Stuart; CRAIG, David (ed.). Creator culture: an introduction to global social media entertainment. NYU Press: New York, 2021. p. 21-38.
D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.
FONSECA, Gregório de Almeida; D’ANDREA, Carlos Frederico de Brito. Governanças e mediações algorítmicas da plataforma YouTube durante a pandemia de Covid-19. Revista Dispositiva, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 6-26, dez. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LIVE: outsider – discussão final c/ spoilers · #ClubinhodoKing. [S. 1: s. n.], 2022. 1 vídeo (51 min.). Publicado pelo canal Barbara Sá. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zVtEXCUM3mI&t=63s. Acesso em: 21 jun. 2023.
LUPINACCI, Ludmila. “Da minha sala para a sua”: teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais. Galáxia, São Paulo, n. 46, p. 1-17, 2021.
MATOS, Ludimila Santos. “O YouTube não liga para a gente”: Agenciamentos sociotécnicos na percepção de criadores de conteúdo brasileiros para o YouTube. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
MENEZES, Eduarda. Dois dias incríveis com muitos encontros. Recife, 4 jul. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cfl68WtLwTI/. Acesso em: 23 dez. 2022.
PARKER, Geoffrey G.; ALSTYNE, Marshall W. Van; CHOUDARY, Sangeet P. Plataforma a revolução da estratégia: o que é a plataforma de negócios, como surgiu e como transforma a economia em alta velocidade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José Van. Plataformização. Fronteiras: Estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 2–10, jan./abr. 2020.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; DUFFY, Brooke Erin. Plataforms and cultural production. Cambridge, UK; Medford, MA. Polity Press, 2022.
PORTOLAN, Cândida Marlei; VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol. Liveness em tempos de distanciamento social: uma abordagem dos impactos da Covid-19 no consumo midiático. In: VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; PINHEIRO, Cristiano M. P.; BARTH, Maurício (org.). COVID-19 e a indústria criativa do Rio Grande do Sul: produção, processos criativos e consumo digital. Novo Hamburgo: Feevale, 2021. p. 171-193.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROSE Madder (Live de 100%) • Clubinho do King. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (63 min.). Publicado pelo canal Ju Cirqueira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FM1mxzx5snY&list=PLtoU03uIwC1JvmkZVriOD8a9FJqmOIIca&index=10. Acesso em 23 dez. 2022.
SILVA, Claiton Borges da. O link está na descrição do vídeo: a plataformização da produção cultural no uso combinado do YouTube e da Amazon pelo Canal 2quadrinhos. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Manifestações Culturais) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Pâmela da Silva Pochmann, Sandra Portella Montardo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.