Os refugiados e os jogos olímpicos: a representação midiática da iniciativa de inclusão do COI nos Jogos de Tóquio 2020
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.199539Palavras-chave:
Refúgio, Representação, Mídia, Jogos OlímpicosResumo
Desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, uma equipe de atletas refugiados lembra o mundo do desafio humanitário contemporâneo e compete sem carregar a bandeira do próprio país. A proposta do artigo é refletir sobre a iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de contribuir com a inclusão e facilitar o processo de integração dos refugiados nas comunidades acolhedoras, a partir da representação midiática da participação da equipe olímpica de refugiados nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Os cadernos especiais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo publicados durante o megaevento esportivo realizado em 2021 serão analisados qualitativamente para identificar de que forma o “Outro” é representado ou até mesmo “esquecido”. Afinal, por que incluir refugiados nos Jogos Olímpicos? Qual é o sentido dessa inclusão? Em que medida narrativas de direitos humanos incluem para excluir, mantêm preconceitos e reproduzem estereótipos?
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Trad. Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
CARTA OLÍMPICA. Comitê Olímpico Internacional. Suíça, 2021.
GATRELL, Peter. The Making of the Modern Refugee. In: Keynote address for conference on ‘Refugees in the Post-war World’, Arizona State University, 8-9 April, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/1691435/The_Making_of_the_Modern_Refugee. Acesso em: 22/6/2022.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Org. Arthur Ituassu. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo. Boitempo, 2007.
PEDERSEN, Trine Norgaard. The Possibility of Refugee Participation Throughout Olympic History: A Discourse Analysis of the International Olympic Committee’s Discursive Construction of the Olympic Games. Dissertação (Mestrado). Aalborg University. Dinamarca, p. 58, 2018.
SIMMEL, Georg. O estrangeiro. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, 2005.
TOOHEY, Kristine; Veal A.J. The Olympic Games: A Social Science Perspective. Oxfordshire, UK: CABI, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Paraguassu, Mohammed ElHajji
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.