Inovações no Programa Nacional de Alimentação Escolar: desafios para a gestão no Município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.195309Palavras-chave:
Agricultura urbana e agricultura familiar, Agroecologia, Segurança alimentar e nutricional, Compras públicas e mercados institucionaisResumo
Este trabalho está vinculado ao campo de estudos da Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional com enfoque nas Compras Públicas e Mercados Institucionais. O objeto e tema do estudo é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa que oferece alimentação saudável, educação alimentar e nutricional para alunos da educação básica pública. O estudo centra-se na utilização de metodologia essencialmente qualitativa, envolvendo levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas, tendo como foco investigar a implementação do PNAE no município de São Paulo pelo Programa de Alimentação Escolar (PAE). Dentre os resultados, observou-se que existem dificuldades para alcançar o mínimo de 30% nas compras da agricultura familiar para a alimentação escolar, que envolvem tanto a administração pública como os produtores familiares, sendo necessárias novas estratégias e relações entre os atores.
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