Grupo de escuta sensível analiticamente orientada para professoras de uma escola pública de São Paulo como estratégia de enfrentamento da pandemia COVID - 19
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194379Palavras-chave:
Integração social, Música erudita, Orquestras, Pandemia, Redes sociaisResumo
Este artigo trata das relações construídas entre as integrantes de um grupo de apoio psicológico, oferecido em uma escola pública do município de São Paulo vinculado a um projeto temático da Faculdade de Educação da USP, como estratégia de enfrentamento aos impactos da pandemia e de interlocução entre a universidade e a escola. A descaracterização do trabalho dos professores em virtude da burocratização da educação, sobrecarga de trabalho e opressão de gênero e raça reacenderam questionamentos que foram apontados no grupo e acolhidos a partir da psicanálise e do pensamento feminista negro, recorrendo a autoras como bell hooks (2017) e Ângela Davis (2016), e do pensamento decolonial. Concluímos, ressaltando a relevância de psicólogos nas escolas e do grupo composto por mulheres como dispositivo de enfrentamento em tempos pandêmicos
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