A urgência de políticas públicas para artistas LGBTQ+ latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.186268Palavras-chave:
LGBTQ , Violência, Arte, Identidade cultural, Políticas públicasResumo
A identidade cisgênero heterossexual é a norma, uma construção social e cultural a partir da qual as demais identidades são hierarquizadas e marginalizadas, deixando os sujeitos LGBTQ+ à mercê de diversas violências. Diante disso, acredita-se que os artistas LGBTQ+ são figuras de referência para a sociedade porque seus trabalhos artísticos apresentam possibilidades de existência de sujeitos cisgêneros homossexuais, trans ou não-binários. Considerando a violência vivenciada por esses sujeitos e a importância do artista na constituição de uma narrativa identitária da comunidade LGBTQ+, é urgente pensar políticas públicas que promovam maior visibilidade desses artistas. Para investigar tal tema, foram entrevistados treze artistas – músicos, atores e uma escritora –, dos quais sete são de Buenos Aires e seis, de São Paulo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luiz Roberto de; CURY, Lucilene. O artista e sua importância na constituição de uma narrativa identitária para a comunidade LGBT. In: URQUIDI, Vivian et al. (org.). Estado e lutas sociais na América Latina: sociedade, economia e política. São Paulo: Prolam-USP, 2019. p. 623-636. (Coleção Pensar a América Latina e o Caribe, v. II). Disponível em: https://bit.ly/2WmkXfI. Acesso em: 9 ago. 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BUBER, Martin. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 2001.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2014.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 103-133.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.
MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo: Paulus, 2006.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 7-72.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luiz Roberto de Almeida, Lucilene Cury
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.