Formation and practice in cultural management: between technicism and engagement
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185437Keywords:
Cultural management, Cultural policies, FormationAbstract
This text addresses the centrality of cultural management in the development of a cultural sector in Brazil, pointing out favorable and unfavorable perspectives and scenarios for this activity. Opposed to a technicist view of the professional practice of cultural managers, the study defends the need for a critical learning and an engaged performance, capable of facing the increasingly complex challenges of the sector within the dismantling context we live in. Lastly, it highlights insurgencies and experiences that present themselves as possible references for a cultural management more committed to the current Brazilian reality.
Downloads
References
ALBINATI, Mariana Luscher. Espacialização das diferentes expressões culturais na cidade. In: KAUARK, Giuliana; RATTES, Plínio; LEAL, Nathalia (org.). Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação. Salvador: Edufba, 2019. p. 87-102.
AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: Duo, 2008.
BARBALHO, Alexandre; COSTA, Leonardo; RUBIM, Albino. Formação em organização da cultura no Brasil: apontamentos iniciais. In: Mapeamento da Formação em Organização Cultural no Brasil. [S. l.]: CULT/UFBA, 2009. Documento on-line. Disponível em: https://bit.ly/3zJzGiP. Acesso em: 9 dez. 2020.
BARROS, José Márcio. Palestra por José Márcio Barros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO CULTURAL, 1., 2008, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Duo Informação e Cultura, 2008. p. 105-111. Disponível em: https://bit.ly/3rH3v0B. Acesso em: 28 jul. 2020.
CAPORALI, Francisca; MENICONI, Joana; MOREIRA, Samantha. Como lidar com a Indie.Gestão? In: TOLEDO, Daniel (org.). Indie.Gestão: práticas para artistas/gestores ou como assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Belo Horizonte: JACA, 2014. p. 9-16.
COSTA, Leonardo. Profissionalização da organização da cultura no Brasil: uma análise da formação em produção, gestão e políticas culturais. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
LIMA, Ana Luisa. Política como Liberdade. In: TOLEDO, Daniel (org.). Indie.Gestão: práticas para artistas/gestores ou como assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Belo Horizonte: JACA, 2014. p. 153-156.
LIMA, Dulcilei da Conceição. A mulher na produção cultural brasileira: invisibilidade e fomento. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 11., 2015, Salvador. Anais […]. Salvador: Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Universidade Federal da Bahia, 2015.
MATTHEY, Gabriel. La gestión cultural en Chile, a pasos de su «segunda generación». MGC: Revista de Gestión Cultural, v. 1, p. 6-11, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3xeMxYK. Acesso em: 3 mar. 2020.
SILVA, Liliana Sousa. Gestão cultural na e para a cidade. Cultura e Mercado, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3i9aKv8. Acesso em: 1 mai. 2021.
SOUTO, Stéfane. Aquilombar-se: insurgências negras na gestão cultural contemporânea. Revista Metamorfose, v. 4, n. 4, p. 133-144, 2020.
TOLEDO, Daniel (org.). Indie.Gestão: práticas para artistas/gestores ou como assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Belo Horizonte: JACA, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3zYIfGX. Acesso em: 2 mar. 2020.
VICH, Víctor. Desculturizar la cultura: la gestión cultural como forma de acción política. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2014. (Coleção Antropológicas).
VICH, Víctor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das políticas culturais. PragMATIZES: Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, ano 5, n. 8, p. 10-21, 2015.
VICH, Víctor. O que é um gestor? In: CALABRE, Lia; REBELLO, Deborah (org.). Políticas culturais: conjunturas e territorialidades. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. p. 49-54. Disponível em: https://bit.ly/3l23naZ. Acesso em: 27 fev. 2020.
VIVACQUA, Flávia. Piquenique. In: TOLEDO, Daniel (org.). Indie.Gestão: práticas para artistas/gestores ou como assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Belo Horizonte: JACA, 2014. p. 143-151.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Gisele Marchiori Nussbaumer, Giuliana Kauark

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.