Etnomídia Indígena como narrativa das resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185427

Palavras-chave:

Etnomídia indígena, Povo Terena, Decolonialidade

Resumo

O presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica no campo da comunicação decolonial com práticas etnomidiáticas indígenas e da análise imagética de produto audiovisual, pretende contribuir para as discussões sobre as produções próprias do Povo Terena em Mato Grosso do Sul (MS) e seu papel no combate às estratégias para invisibilizar a presença de seus corpos no estado. O texto traz apontamentos feitos a partir das provocações levantadas pelo filme “Primeira Cavalgada Indígena – Grito dos Excluídos”, do realizador Angelo Terena, que trabalha com audiovisual desde os 15 anos de idade, criando imagens autônomas sobre seu povo. O filme mostra reivindicações da comunidade no dia do “descobrimento do Brasil”, por meio de uma manifestação na rodovia que dá acesso à aldeia, reunindo crianças, jovens e anciões.

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Biografia do Autor

  • Vinicius Guedes Pereira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

    Docente no curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip). Vice-líder do grupo de pesquisa Ciclo da UFMT. Membro do grupo de pesquisas Alterjor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Fotógrafo, jornalista e cofundador do coletivo Jornalistas Livres e da MediaQuatro.

  • Raylson Chaves Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT. Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realizador de audiovisual e integrante do Ciclo-UFMT.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Souza, V. G. P. de, & Costa, R. C. . (2021). Etnomídia Indígena como narrativa das resistências. Revista Extraprensa, 14(2), 438-451. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185427