O Cortejo das rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da água
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.176388Palavras-chave:
Performance, Ritual, Arquétipos, Transdisciplinaridade, Pós-digitalResumo
O Cortejo das Rainhas constituiu uma performance artística com expressão transdisciplinar e uma forte ligação à cultura, ao ancestral, ao simbólico e ao espiritual. A performance, integrada na linha de reflexão e crítica denominada Reina Posbolonia, envolveu mais de 20 participantes, teve lugar na cidade de Silves, Portugal, e resultou num fator catalisador individual, do grupo e da interpelação da comunidade no seu lugar (nas ruas, vielas, castelo e teatro da cidade). Neste artigo, analisamos os arquétipos, símbolos e dualidades presentes na performance, focando-nos no processo criativo da performance-ritual e nos seus aspetos comuns com o carnaval, de modo a contribuir para a discussão da dimensão transdisciplinar da invocação simbólica a elementos da espiritualidade, da ancestralidade e do sagrado.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Maria Laura. Ritual e teatro na cultura popular. Textos escolhidos de cultura popular e arte populares, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2015.
CAVALCANTI, Maria Laura. Ritual, drama e performance na cultura popular: uma conversa entre a antropologia e o teatro. Série Passagens, Rio de Janeiro, n. 12, 2011.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 2007.
CRUZ, Danielle Maia; RODRIGUES, Lea Carvalho. Drama, performance e experiência: o desfile de carnaval do maracatu Nação Iracema, Dossiê Arte do Carnaval, Arquivos do CMD, Brasília, DF, v. 6, n. 1, Jul/Dez 2017. Disponível em: https://bit.ly/373MF36. Acesso em: 30 set. 2020.
D’ANGELO, Paolo; CARCHIA, Gianni. Dicionário de estética. São Paulo: Edições 70, 2009.
DE LA ROCHETERIE, Jaques. La simbologia de los sueños, la naturaleza. Ciudad de México: Editorial Fata Morgana, 1995.
ESPAÇO além – Marina Abramovic e o Brasil. Direção: Marco Del Fiol. São Paulo: Casa Redonda: Elo Company, 2016. Disponível em: https://bit.ly/371uVWc. Acesso em: 1 out. 2020.
DIAZ-OBREGÓN, Raúl; PÉREZ, Pilar. ¿Qué es el blog del Uniforme Posbolonio?. Uniforme Posbolonio, Madrid, 2012. Disponível em: https://bityli.com/hL8v9. Acesso em: 30 set. 2020.
EMOTO, Masaru. As mensagens escondidas na água. Amadora: Estrela Polar, 2006.
FERNANDES-MARCOS, Adérito. et al. Poéticas digitais em Al-Mut’amid: inovação, poesia, inclusão. In: RETIRO DOUTORAL EM MÉDIA-ARTE DIGITAL, 2., 2014, Silves, Portugal. Anais […]. Faro: Edições , 2014. p. 1-11 Disponível em: https://bityli.com/gHZFC. Acesso em: 6 out. 2020.
FERNANDES-MARCOS, Adérito. Artefacto computacional: elemento central na prática artística em arte e cultura digital. Revista Lusófona de Estudos Culturais, Braga, v. 3, n. 2, p. 129-147, 2017.
FREITAS, Lima de; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta de transdisciplinaridade. In: CONGRESSO MUNDIAL DA TRANSDISCIPLINARIDADE, 1994, Setúbal. Anais […]. Setúbal: Convento da Arrábida, 1994.
GOMES, Rosa Varela. Silves (Xelb), uma cidade de Gharb Al-Andalus: território e cultura. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia, 2002.
JUNG, Carl Gustav. Phénomènes occultes. Paris: Ed. Montaigne, 1939.
MELO, Lara. Guerra de Cerco (Silves). Almadam online, Almada, n. 20, v. 2, p. 64-72, 2016. Disponível em: https://bityli.com/aRjgh. Acesso em: 10 set. 2020
MÜLLER, Regina. Transcendência: Marina Abramovic no Brasil. In: JOCHEN VOLZ, Júlia Rebouças (org.). Terra comunal: Marina Abramovic + MAI. São Paulo: Sesc, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. A origem da tragédia. Portugal: Guimarães Editores, 2002.
OBRIST, Hans Ulrich. Curation in the postdigital age. In: OPENSHAW, Jonathan. Postdigital artisans: craftmanship with a new aesthetic in fashion, art, design and architecture. Amesterdam: Frame Publishers, 2015. p. 10-14.
PÉREZ, Pilar. (2014). Reina posbolonia. Con el Uniforme Posbolonio, Madrid, 2014. Disponível em: https://bityli.com/Jb7kz. Acesso em: 9 out. 2020.
SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre pensamento antropológico e teatral. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 20, n. 20, p. 213-236, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Selma Pereira, Pilar Pérez, Adérito Fernandes-Marcos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.