Trabalho e carnaval: experiências vividas por crianças e adolescentes em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175949Palavras-chave:
Trabalho, Crianças e adolescentes em situação de rua, Táticas de sobrevivência, CarnavalResumo
O(a) trabalhador(a) brasileiro sempre foi uma importante ferramenta de fortalecimento da economia. Mesmo com o desenvolvimento econômico recentemente apresentado pelo Brasil, o trabalhador ainda é sujeito ao trabalho duro e à exploração. Nessa trilha, vemos o aumento significante do número de pessoas em situação de rua – principalmente de crianças e adolescentes, que vivem nas ruas, desenvolvendo táticas para a sobrevivência individual ou coletiva. Neste estudo, compreendemos as táticas como trabalho lícito ou ilícito por promoverem a sobrevivência e denunciarem a falta de políticas públicas de qualidade. Devemos considerar que algumas táticas de sobrevivência, tais como a mendicância e o furto, apenas demonstram o poder das crianças e adolescentes sobre o espaço da rua. Para exemplificar essas vivências, utilizamos o carnaval da cidade de Salvador (BA) por ser uma festa que amplia o número de crianças e adolescentes em situação de rua, além de invisibilizar a violência por elas sofrida.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fábio Santos de. Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil: táticas de sobrevivência e ocupação do espaço público urbano. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
BARROS, Joana da Silva. Moradores de Rua: pobreza e trabalho: interrogações sobre a exceção e a experiência política brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2004.
BLASS, Leila Maria da Silva. Ato de trabalhar: imagens e representações. São Paulo: Annablume, 2006.
BLASS, Leila Maria da Silva. Juventude e trabalho. In: COSTA, Márcia Regina da; SILVA, Elizabeth Murilho da (org.). Sociabilidade juvenil e cultura urbana. São Paulo: Educ, 2004.
BLASS, Leila Maria da Silva. Nas interfaces do trabalho, emprego e lazer. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 27., 2003, Caxambu. Anais […]. Caxambu: Hotel Glória, 2003.
BOCCIA, Leonardo Vincenzo. Carnaval de rua de uma cidade histórica do Brasil. Revista Repertório, Salvador, n. 25, p. 180-193, 2015.
BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de julho de 1990.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CRAIDY, Carmem Maria. Meninos de rua e analfabetismo. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DIAS, Clímaco Cesar Siqueira. Carnaval de Salvador: o declínio da festa mercantil. Revista GeoTextos, Salvador, v. 14, n. 1, p. 103-123, 2018.
GREGORI, Maria Filomena. Viração: experiências de meninos nas ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MARX, Karl. Manuscritos económicos-filosóficos de 1844. Lisboa: Edições Avante!, 1993.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista / O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003a.
OLIVEIRA, Francisco de. O trabalho abstrato e as novas formas de conflito. In: LOUREIRO, Isabel Maria; LEITE, José Corrêa; CEVASCO, Maria Elisa (org.). O espírito de Porto Alegre. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.
OLIVEIRA, Francisco de. Política numa era de indeterminação social. In: SILVA, Fernando Teixeira da; NAXARA, Márcia Regina Capelari; CAMILOTTI, Virgínia C. (org.). República, liberalismo, cidadania. Piracicaba: Unimep, 2003b.
OLIVEIRA, Francisco de; PAOLI, Maria Célia. (org.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
PAIS, José Machado. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2003.
SILVA, Tagore Trajano de Almeida. Apropriação dos espaços públicos durante o carnaval de Salvador/Bahia/Brasil: síntese das desigualdades sociais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais […]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007. p. 4257-4275.
TELLES, Vera da Silva. Itinerários da pobreza e da violência. In: MARQUES, Eduardo et al. Pobreza e criminalidade. Revista Sexta Feira, São Paulo, n. 8, p. 106-110, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fábio Santos de Andrade, Silvana Viana Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.