The black humanism, its culture and carnival
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175022Keywords:
Black, Humanism, Generity, Musicality, CarnivalAbstract
In this article we focus on black musical artistic production, rescuing moments of black musical erudition, in slavery Brazil, and highlighting samba and carnival, as a center of black creation and production from the repuplican period. We intend to demonstrate the artistic potential, black intellectual, his human generosity, expressed in his training and production, which elevated a simple carnival festivity to the international recognition of the country through this event.
Downloads
References
AZEVEDO, Amailton Magno. Samba: um ritmo negro de resistência. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 70, p. 44-58, 2018.
COSTA, Haroldo. Fala Crioulo o que é ser negro no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.
COTRIM, Ivan. Karl Marx: a determinação ontonegativa originária do valor. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2011.
DURÃO, Gustavo de Andrade. Negritude, construção e contestação do pensamento político-intelectual de Léopold Sédar Senghor (1928-1961). In: MACEDO, José Rivair (org.). O pensamento africano no século XX. São Paulo: Outras Expressões, 2016. p. 23-52.
FANON, Frantz. Los condenados de la tierra. México: Fondo de Cultura Económica, 1965.
FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2017.
FERRY, Luc. Homo aestheticus. São Paulo: Editora Ensaio, 1994.
GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Editora Ática, 1992.
MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Os direitos dos libertos africanos no Brasil oitocentista: entre razões de direito e considerações políticas. História, Franca, v. 34, n. 2, p. 181-205, 2015. Disponível em: https://bityli.com/jY1Kb. Acesso em: 20 ago. 2020.
MARX, Karl. Cuadernos de Paris [Notas de Lectura de 1844]. México: Ediciones Era, 1974.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilama Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global Editora, 2016.
PRUDENTE, Celso Luiz et al. Negro, educação e multiculturalismo. São Paulo: Panorama, 2002.
PRUDENTE, Celso Luiz; GILIOLI, Renato de Souza Porto. Os povos Bantos no Brasil. Mogi das Cruzes: Orion Editora, 2013.
ROLIM, Gustavo Koszeniewsky. Revolução e cultura no pensamento de Frantz Fanon e Amilcar Cabral. In: MACEDO, José Rivair (org.). O pensamento africano no século XX. São Paulo: Outras Expressões, 2016.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ivan Cotrim

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.