Orfeu no Carnaval: ensaio sobre as adaptações da peça Orfeu da Conceição
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173549Palavras-chave:
Cinema, Imaginário, Mitologia, Carnaval, OrfeuResumo
O objetivo deste artigo é estudar a representação do carnaval em dois filmes: Orfeu do Carnaval (1959) e Orfeu (1999), respectivamente dirigidos por Marcel Camus e Cacá Diegues, ambos concebidos a partir da peça de teatro Orfeu da Conceição (1956), escrita por Vinicius de Moraes. A metodologia pauta-se na antropologia do imaginário e busca as raízes da representação do carnaval nos mitos gregos de Orfeu, Apolo e Dioniso. O estudo comparado dessas obras cinematográficas mostra que, com a perda da carga simbólica dos mitos e a ascensão dos interesses mercantis, o carnaval torna-se simulação de uma festa que, em suas origens, era vivida com exuberância apolínea e como afirmação trágica da vida.
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Referências
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Filmografia
HARDCORE: No submundo do sexo. Diretor: Paul Schrader. Los Angeles: Columbia Pictures, 1979. 108 min.
LADRÕES de Bicicleta. Diretor: Vittorio De Sica. Itália: Produzioni De Sica, 1948. 89 min.
ORFEU do carnaval. Diretor: Marcel Camus. Brasil, França, Itália: Dispat Films; Gemma; Tupan Filmes, 1959. 100 min.
ORFEU. Diretor: Cacá Diegues. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 1999. 110 min.
ORFEU. Diretor: Jean Cocteau. Paris: Films du Palais, 1950. 95 min.
VIDAS em Fuga. Diretor: Sidney Lumet. New York: Pennebaker Productions, 1959. 119 min.
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