The analog machines of Remedios Varo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157653Keywords:
Imagery, Machine, Remedios Varo, SurrealismAbstract
With the goal of investigating machine imagery in the works of Spanish- Mexican artist Remedios Varo (1908-1963), this article attempts to obtain an hermeneutic understanding of three of her paintings, El relojero (1955), Icono (1945), and Exploración de las fuentes del río Orinoco, (1959), and one sculpture, Homo rodans (1959). Based on the theoretical framework of the French school of anthropology, this study establishes that Remedios Varo’s machines act as articulators of knowledge (science, technique and art). Opposite to industrial imagery, in which mechanisms occupy utilitarian functions and are considered dehumanizing agents, the works of Remedios Varo evoke another type of machine imagery, one in which artifacts are an integrated part of nature’s dynamics and act as mediators of knowledge.
Downloads
References
ALEXANDRIAN, Sarane. Surrealist art. New York: Thames and Hudson, 1997.
BEAUNE, Jean-Claude. L’automate et ses mobiles. Paris: Flammarion, 1980.
BRETON, André. Qu’est-ce que le surréalisme? Paris: Actual: Le temps qu’il fait, 1986.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 2007.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CASTELLS, Isabel. Remedios Varo: cartas, sueños y otros textos. México: Ediciones Era, 2008.
CHADWICK, Whitney. Woman artists and the surrealist movement. New York: Thames & Hudson, 1992.
CONNAÎTRE. In: OUTILS et ressources por un traitement optimisé de la langue (Ortolang). França: Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales, 2012. Disponível em: www.cnrtl.fr. Acesso em: 20 abr. 2019.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Tradução de Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DUROZOI, Gérard; LECHERBONNIER, Bernard. O surrealismo: teorias, temas, técnicas. Tradução de Eugênia Maria Madeira Aguiar e Silva. Coimbra: Livraria Almedina, 1976.
HADOT, Pierre. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. Tradução de Mariana Sérvulo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
KAPLAN, Janet. Viajes inesperados: el arte y la vida de Remedios Varo. Tradução de Amalia Martin-Gamero. México: Ediciones Era, 2001.
KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2003.
KRZYWKOWSKI, Isabelle. Machines à écrire: littérature et technologies du XIXe au XXIe siècle. Grenoble: Ellug, 2010.
MORIN, Edgar. A morte e a ferramenta. In: O homem e a morte. Tradução de Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago, 1997. p. 91-106.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MUSEO DE ARTE LATINOAMERICANO DE BUENOS AIRES (MALBA). Buenos Aires, Disponível em: https://malba.org.ar. Acesso em: 20 abr. 2019.
OLIVEIRA, Juliana Michelli S. A vida das máquinas: o imaginário dos autômatos em O método de Edgar Morin. 2019. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
PACHECO, Maria Cândida Monteiro. O sentido de microcosmos no século XII. Mediævalia. Textos e Estudos, Porto, v. 17-18, p. 9-19, 2000. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/1513/1571. Acesso em: 20 abr. 2019.
PÉRET, Benjamin. Amor sublime: ensaio e poesia. Tradução de Sérgio Lima e Pierre Clemens. São Paulo: Brasiliense, 1985.
ROOB, Alexander. O museu hermético: alquimia & misticismo. Tradução de Tersa Curvelo. Köln: Taschen, 2006.
VARO, Beatriz. Remedios Varo: en el centro del microcosmos. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
WHITMONT, Edward C. Retorno da deusa. Tradução de Maria Sílvia Mourão. São Paulo: Summus, 1991.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. Imaginário e ciências. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; BAPTISTA, Fernando Paulo (coord.). Variações sobre o imaginário: domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. p. 265-285.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. L’imagination: mode d’emploi? Une science au service de la créativité. Paris: Editions Manucius, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.