Cidadania comunicativa e midiatização na recepção de cinema com debate
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.122610Palavras-chave:
Cidadania comunicativa cinematográfica, Midiatização cinematográfica, Sessões comentadas de cinema, Recepção de cinema, Sujeitos comunicantes.Resumo
O presente artigo visa refletir sobre a inter ‑relação das mídias no cotidiano dos sujei‑ tos com uma cidadania, em específico na recepção de cinema em sessões comentadas, a partir da construção desenvolvida para uma pesquisa de Mestrado em Ciências da Comunicação. Para tanto, ele trata do contexto de Porto Alegre através de lugares que ofertam esse tipo de sessões promovendo debates, tendo como foco mais con‑ cretamente/aprofundadamente em problematizações acerca de midiatização cine‑ matográfica e de cidadania comunicativa cinematográfica na recepção de sessões de cinema seguidas de debate.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. p. 162-211.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COÊLHO, Tamires Ferreira. Processos comunicativos digitais e presenciais na comunidade CS POA: relações culturais/identitárias e perspectivas de cidadania comunicativa e cultural. 2014. 246f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) --Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3827/00000A6A.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 abr. 2016.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005. p. 17-30, 139-169.
FAUSTO NETO, Antônio. Estudos sobre a AIDS. São Paulo: Hacker, 1999.
FAXINA, Elson. Do mercado à cidadania: o desafio das transformações dos sujeitos discusivos, das institucionalidades e das narrativas jornalísticas na TV pública brasileira. 2012. 312f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) -- Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2012. p. 09-22, 93-160.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Loyola. São Paulo: 1998.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8. ed. 1ª reimpr. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
Hall, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
______. A identidade cultural da pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.
MALDONADO, Alberto Efendy. Pesquisa em Comunicação: trilhas históricas, contextualização, pesquisa empírica e pesquisa teórica. In: _____ et al.. Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 277-303.
______. Produtos midiáticos, estratégias, recepção. A perspectiva transmetodológica. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n.9, p.1-15, 2002. Disponível em: <http://www.uff.br/mestcii/efendy2.html>. Acesso em: 26 set. 2011.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, M. W. de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 39-68.
______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
MATA, Maria Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teóricos: políticos de su articulación. Fronteiras – Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v.8, n.1, p. 5-15, jan./abr, 2006.
______. De la cultura masiva a la cultura midiática. In: Diálogos de la comunicación, Lima: Felafacs, n.56, 1999.
MATTELART, Armand. Un mundo vigilado. Barcelona: Paidós, 2009.
MONJE et al. Ciudadanía comunicativa: aproximaciones conceptuales y aportes metodológicos. In: PADILLA FERNÁNDEZ, Adrian. Metodologias transformadoras “Tejiendo la red en comunicación, educación, ciudadanía e integración en América Latina”. Caracas: Fondo editorial CEPAP: UNESR, 2009. p. 179-199.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, out., 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Dafne Reis Pedroso da. Hoje tem cinema: a recepção de mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio. 2009. 288 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) -- Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2009. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=156784>. Acesso em: 21 set. 2013.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SODRÉ, Muniz. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, Denis (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
SODRÉ, Muniz. O ethos midiatizado. In: _____. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
VERÓN, Eliséo. Ideología y comunicación de masas: la sistematización de la violencia política. In: Lenguaje y Comunicación Social. Nueva Visión. Buenos Aires, 1976.
______. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/issue/current/showToc>. Acesso em: 15 ago. 2014.
ZANELLA, Cristiano. The end – cinemas de calçada em Porto Alegre (1990-2005). Porto Alegre: Ideias a granel, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.