Memória e esquecimento nos cantos de trabalho da Quixabeira
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.107513Palavras-chave:
Memória, Esquecimento, Cultura popular, Cantos de trabalho.Resumo
O artigo faz uma reflexão a respeito dos cantos de trabalho na região da Quixabeira1 a partir dos conceitos de memória e esquecimento. Num primeiro momento, apresento uma análise dialógica a respeito dos conceitos supracitados a partir das ideias de Paul Zumthor, numa encruzilhada multidisciplinar com pensadores como Bergson, Bosi,Canclini,Halbwachs e Hall. Em seguida, faço uma breve apresentação da região da Quixabeira e da tradição dos cantos de trabalho neste território, para, então, fazer uma análise dos bois de roça e roubado, das batas de milho e de feijão e das cantigas de roda. O objetivo é compreender como uma das mais importantes manifestações culturais da região tornou-se um elemento espectral, não só pela perda da sua funcionalidade, mas também pelos signos de atraso e pobreza que a ela estão associados.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste outrasartes, 4.ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
ARAÚJO, Miguel Almir. Cantiga de roda: poesia e dança. Salvador: CADCT/SEPLANTEC, 1996.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2. ed., 1999.
BEZZI, M. L. Região como foco de identidade cultural. Geografia, v.27, n.1, pp.5 ‑19, 2002.
BOSI, Alfredo. Cultura com tradição. In BORNHEIM, Gerd et alii.Cultura brasileira: tradição econtradição. RJ: Jorge Zahar Editor/Funarte, pp.31‑ 58, 1987.
________. dialética da Colonização.São Paulo: Cia. das Letras, 1992.CAMARANO, A. A. & ABRAMOVAY, R. (jul/dez 98), Ricardo. êxodo Rural, Envelhecimento e Masculinização no Brasil: Panorama dos últimos 50 anos. Revista Brasileira de Estudos Populacionais (RBEP), v. 15, n. 2, pp.45 ‑66.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome. 3.ed., Rio de Janeiro: Livraria ‑Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1952.
GALVÃO, Hélio. O Mutirão no Nordeste. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Serviço de Informação Agrícola, 1959.
HALBWACS, Maurice. A Memória coletiva. 2ª Ed. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2003.
LEITHOLD, Theodor Von. Minha excursão ao Brasil ou viagem de Berlim até o Rio de Janeiro e volta. (Berlim, 1820). In: Leithold, Theodor Von.; RANGO, L. von. O Rio de janeiro visto por dois prussianos em 1819. São Paulo, Cia. Ed. Nacional, 1996.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1965.
SANTANA, Sandro. Música e ancestralidade na Quixabeira. 1.ed., Bahia: EDUFBA, 2012.
ZUMTHOR, Paul. Tradição e Esquecimento. São Paulo: HUCITEC, 1997.
Cd’S
QUIXABEIRA DE LAGOA DA CAMISA. Bois, chulas e batuques. Produzido por Sandro Santana, Brasil, 2014.
________. Ô Pandeiro! Ô Viola!. Coleção Turista Aprendiz – A Barca, Brasil, 1997.
Vários Artistas. da Quixabeira pro berço do rio.Produzido pela NOVA Pesquisa e Assessoria em Educação, Brasil, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.