Uma clínica para acolher a “Juventude Abandonada” de hoje
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p408-418Mots-clés :
Medidas de exceção socioeducativas, Clínica psicanalítica da urgência subjetiva, Ideal do euRésumé
Partindo de Juventude Abandonada, de Aichhorn, Privação e Delinquência, de Winnicott, e de escritos de Freud, Lacan, Tizio, Minnicelli, Ponnou e Lacadée, propomos intervenções possíveis a fim de resgatar a subjetividade do adolescente embaraçado com seu ato delitivo. Por meio da palavra, sem ceder às pressões do consumo e da sociedade, mostramos como é possível fazer frente às lógicas segregativas do discurso dominante com sua tendência à judicialização e ao apagamento da dimensão subjetiva do jovem. Evocamos às medidas socioeducativas de exceção e de acolhimento de sujeitos antissociais os princípios da “clínica da urgência subjetiva”, mas não sem perguntar: A “situação analítica” requer o desenvolvimento de determinadas estruturas, como a presença de um sintoma e o manejo da transferência, porém como realizar uma intervenção psicanaliticamente orientada sem que muitos jovens as apresentem? Como realizar a “clínica da urgência subjetiva” sem que um sintoma seja formalizado e direcionado a um suposto saber como ocorre na clínica standard? E mais: em tempos de palidez do Ideal do Eu e de declínio da imago paterna, como resgatar o lugar de referente sem que este funcione como tirano, quando massivamente presente, ou propicie o pânico, quando extensivamente ausente?
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Freud, S. (1980). Totem e tabu. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. (J. Salomão, trad., Vol. 13, pp. 13-198). Rio de Janeiro: Imago (Trabalho original publicado em 1913).
Freud, S. (2006). Prefacio. In A. Aichhorn, Juventud desamparada. Barcelona: Gedisa (Trabalho original publicado em 1925).
Freud, S. (2010a). Recordar, repetir, elaborar. In S. Freud, Obras completas (Paulo César de Souza, trad., Vol. 10, pp. 193-209). São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1914).
Freud, S. (2010b). A transitoriedade. In S. Freud, Obras completas (Paulo César de Souza, trad., Vol. 12, pp. 247-252). São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1916).
Freud, S. (2011a). Prólogo à “Juventude abandonada” de August Aichhorn. In S. Freud, Obras completas (Paulo César de Souza, trad., Vol. 16, pp. 347-349). São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1925).
Freud, S. (2011b). Psicologia das massas e análise do Eu. In S. Freud, Obras completas (Paulo César de Souza, trad., Vol. 15, pp. 13-113). São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1921).
Freud, S. (2011c). O ego e o id. In S. Freud, Obras completas (Paulo César de Souza, trad., Vol. 16, pp. 13-74). São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1923).
Freud, S. (2014). Inibição, sintoma e angústia. In S. Freud, Obras completas (Paulo César de Souza, trad., Vol. 17, pp. 13-123). São Paulo: Companhia das Letras (Trabalho original publicado em 1926).
Green, A. (2004). La pensée clinique. Paris: Odile Jacob.
Lacadee, P. (2013). La vrai vie à l’école: la psychanalyse à la rencontre des professeurs et de l’école. Paris: Éditions Michèle.
Lacan, J. (1999). O seminário, livro 5: As formações do inconsciente, 1957-1958 (Vera Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Zahar (Trabalho original publicado em 1998).
Lacan, J. (1992). O seminário, livro 17: O avesso da psicanálise, 1969-1970 (Ari Roitman, trad.). Rio de Janeiro: Zahar (Trabalho original publicado em 1991).
Mannoni, M. (1973). Éducation impossible. Paris: Seuil.
Melman, C. (2000). O que é um adolescente? In Congresso Internacional de Psicanálise e suas conexões, O adolescente e a modernidade (Tomo II). Rio de Janeiro, RJ: Companhia de Freud.
Miller, J-A. (2010). Conferencias porteñas - tomo 3: Desde Lacan. Buenos Aires: Paidós.
Minnicelli, M. (2010). Infancia en estado de excepción. Buenos Aires: Novoeduc.
Pereira, M. R. (2008). A impostura do mestre. Belo Horizonte, MG: Fino Traço/Argvmentvm.
Pereira, M. R. (2016). O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte, MG: Fino Traço/Fapemig.
Pereira, M. R. & Gurski, R. (2014). A adolescência generalizada como efeito do discurso do capitalista e da adultez erodida. Psicologia & Sociedade, 26(2), 376-383. doi : http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000200014.
Ponnou, S. (2016). Le travail social à l’épreuve de la clinique psychanalytique. Paris: L’Harmattan.
Tizio, H. (org.). (2003). Reinventar el vínculo educativo. Barcelona: Gedisa.
Winnicott, D. (1975). O brincar e a realidade. (José Abreu e Vanede Nobre, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1971).
Winnicott, D. (2005). Privação e delinquência. (A. Cabral, trad.). São Paulo, SP: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1984).
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.