Efeitos analíticos de uma escuta em grupo: uma discussão sobre a função do analista

Auteurs

  • Suely Alencar Rocha de Holanda Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elza Maria do Socorro Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cynthia Pereira de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cynara Teixeira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i2p321-345

Mots-clés :

escuta a professores, orientação analítica, efeitos analíticos, função do analista

Résumé

O artigo parte de um relato clínico de escuta em grupo a professores, no contexto de um trabalho de psicanálise em extensão, no qual se evidencia a produção de efeitos análogos a uma retificação subjetiva. A partir da interrogação acerca do que operou nessa escuta de modo a viabilizar tais efeitos, um percurso realizado junto a obras de Lacan em torno da função do analista permitiu localizar na formulação do desejo do analista uma apreensão possível, autorizando formular sua incidência nesse trabalho como escuta dirigida ao desejo mais além da demanda.

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Publiée

2016-08-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Holanda, S. A. R. de, Dutra, E. M. do S., Medeiros, C. P. de, & Ribeiro, C. T. (2016). Efeitos analíticos de uma escuta em grupo: uma discussão sobre a função do analista. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 21(2), 321-345. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i2p321-345