Contribuciones psicoanalíticas a la clínica de niños con discapacidad física congénita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p262-278

Palabras clave:

discapacidad física, clínica psicoanalítica, psicoterapia infantil

Resumen

Crianças com deficiência física apresentam uma aparência física diferente, movimentos não usuais e formas alternativas de comunicação. O sujeito se fará presente na clínica com e por meio destas especificidades. Frente a estas, este artigo busca discutir a clínica de crianças nos casos de deficiência física congênita. Em uma primeira parte são ilustrados quatro casos clínicos. Na segunda, discute-se a presença de equipamentos, a manifestação do corpo e o uso da deficiência pelo sujeito. Na terceira, apontam-se alguns manejos clínicos que perpassam um trabalho de luto, no sentido de apropriação simbólica da deficiência. Concluindo, é apontada a importância da prevenção.

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Biografía del autor/a

  • Diego Rodrigues Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Psicanalista. Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.

  • Eliana Herzberg, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Docente, pesquisadora e orientadora da Graduação e da Pós-Graduação. Psicologia Clínica.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Silva, D. R., & Herzberg, E. (2018). Contribuciones psicoanalíticas a la clínica de niños con discapacidad física congénita. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 23(2), 262-278. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p262-278