Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357Abstract
This article presents some elements that can allow us to better understand the Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The first element is to determine which function is disturbed - consciousness - and its classic semiology; the second element is to point out a naturalist ideology that supports the diagnosis in terms of disorder; the third is the manner how psychoanalysis sees consciousness; and the fourth presents a brief consideration of how the inhibition in Freud and Lacan can help us to understand this disorder.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.