O espaço potencial: da origem à evolução

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p157-172

Mots-clés :

espaço potencial, Winnicott, teoria do amadurecimento, brincar, área de experiências culturais.

Résumé

Estudo sobre o conceito e a teoria do espaço potencial de D. W. Winnicott. Realizou-se uma leitura exaustiva da obra desse autor e de estudiosos dela. Não há consenso entre estes sobre o momento em que o espaço potencial se constitui na linha do amadurecimento do indivíduo e acerca das expressões utilizadas para nomeá-lo. Para Winnicott, o espaço potencial é o locus de um processo que acontece no indivíduo, iniciando-se em uma área intermediária, com seus fenômenos e objetos transicionais, e evolui para o brincar, para o brincar compartilhado e para as experiências culturais.

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Biographie de l'auteur

  • Conceição Aparecida Serralha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Pesquisadora colaboradora (pós-doutorado) do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH/Unicamp). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberlândia, MG, Brasil.

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Publiée

2019-04-30

Comment citer

Serralha, C. A. (2019). O espaço potencial: da origem à evolução. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 24(1), 157-172. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p157-172