Efeitos analíticos de uma escuta em grupo: uma discussão sobre a função do analista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i2p321-345Palavras-chave:
escuta a professores, orientação analítica, efeitos analíticos, função do analistaResumo
O artigo parte de um relato clínico de escuta em grupo a professores, no contexto de um trabalho de psicanálise em extensão, no qual se evidencia a produção de efeitos análogos a uma retificação subjetiva. A partir da interrogação acerca do que operou nessa escuta de modo a viabilizar tais efeitos, um percurso realizado junto a obras de Lacan em torno da função do analista permitiu localizar na formulação do desejo do analista uma apreensão possível, autorizando formular sua incidência nesse trabalho como escuta dirigida ao desejo mais além da demanda.Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.