La dialéctica de la lactancia y el destete en la constitución psíquica de los niños autistas

Autores/as

  • Ciomara Schneider Universidade de Brasília
  • Maria Izabel Tafuri Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p468-487

Palabras clave:

psicoanálisis, amamantamiento, autismo, constitución psíquica

Resumen

El artículo discute las incidencias de la lactancia y del destete en la constitución
subjetiva del sujeto. Se analizó la aparición de una compulsión de ingerir sustancias
no alimenticias en un niño autista, después del destete. Utilizamos la teoría de
Klein y Lacan, compartiendo similitudes y diferencias en la constitución psíquica
inicial. Concluimos que las compulsiones pueden aparecer como una forma de
expresar la angustia del bebé frente a la pérdida de los objetos primordiales de
la organización psíquica en un tiempo precoz. Entendemos que los recursos
psíquicos del niño tienden a construir defensas de repetición frente a la angustia
de la separación.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ciomara Schneider, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2002). Doutoranda na Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia (IP), Departamento de Psicologia Clínica, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (iniciado 2013). Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília - UniCeub. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos, psicologia escolar, inclusão educacional, necessidades especiais, psicodiagnóstico infantil. Atua como supervisora de estágio em Psicanálise Infantil, Psicomotricidade e Psicodiagnóstico Infantil, bem como orientadora de monografia na graduação de Psicologia e na pós-graduação em Teoria Psicanalítica (especialização). Leciona as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento - Infância e Adolescência, Psicologia Escolar e da Aprendizagem, Avaliação Qualitativa e Quantitativa em Psicologia e na disciplina optativa Psicoterpaia Infantil, Antropologia para a Psicologia e Ética, Cidadania e Realidade Brasileira. Bem como leciona as disciplinas:Construção da Subjetividade e Contribuições de Lacan no curso de Pós-graduação Lato-Sensu no UniCeub.

  • Maria Izabel Tafuri, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990), Doutorado em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2015-USP). Atualmente é professora Associada I do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia e Psicanálise e orienta Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É Psicanalista e tem Cursos de Especialização na área de Psicologia, Psicanálise e Clínica do bebê e da Criança. Desenvolve pesquisas em três eixos: a saúde mental materno infantil (construção da parentalidade), a clínica psicanalítica e o Acompanhamento Terapêutico com crianças autistas e as inter relações entre a Fenomenalidade da Vida de Michel Henry e as psicopatologias. É membro da World Association for Infant Mental Health, Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre os Bebês, Membro Fundador da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins e Membro Fundador do MPASP ? Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública. Possui dois Projetos de Cooperação Internacional fazendo parte de uma Rede Internacional de Pesquisa sobre a Fenomenalidade da Vida de Michel Henry. Os projetos são com a Universidade Católica de Lisboa, Portugal e a Universidade de Louvain La Neuve, Bélgica. Atualmente, o principal foco de interesse é a prevenção em saúde mental materno infantil e a interdisciplinaridade da Fenomenalidade da Vida com a clínica psicanalítica com crianças autistas, como também, as psicopatologias contemporâneas.

     

Publicado

2017-10-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Schneider, C., & Tafuri, M. I. (2017). La dialéctica de la lactancia y el destete en la constitución psíquica de los niños autistas. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 22(3), 468-487. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p468-487