BOVE, LAURENT (2014). ALBERT CAMUS, DE LA TRANSFIGURATION – POUR UNE EXPÉRIMENTATION VITALE DE L’IMMANENCE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2015.99127Palabras clave:
moralismo, imanência, segunda naturezaResumen
Publicado em 2014, "Albert Camus, de la transfiguration", constitui, ao lado de “Vauvenargues ou le séditieux”, de 2010, mais um esforço realizado por Laurent Bove no sentido de valorizar o tema pascaliano da “segunda natureza” através de um ponto de vista espinosista. Por aí se vê que Bove é consequente ao se distanciar tanto do tema da “filosofia do absurdo”, reiteradas vezes associada à obra de Camus pela interpretação hegemônica que dele se faz, quanto da imagem de um moralista, associada a Camus através de Sartre. Ainda que Bove percorra grande parte da obra Camus, podemos afirmar sem grandes embaraços que os personagens merecedores de maior consideração são Meursault e o Cristo das pinturas de Piero della Francesca, tal como descrito nas Noces. Através da identificação do tema de uma filosofia do corpo, Bove sustenta que Camus prepara, nas suas primeiras obras, notadamente em O estrangeiro e nas Noces, a questão da transfiguração, a qual será posteriormente desdobrada nos seus aspectos políticos e históricos, em O homem revoltado, por aí se articulam as duas partes da obra de Bove.
Descargas
Referencias
ALTHUSSER, L. "Lettre à D… (nº 2)". In:______. Écrits sur la psychanalyse. Paris: Stock/IMEC, 1993.
BOVE, L. La stratégie du conatus – Affirmation et résistance chez Spinoza. Paris: Vrin, 1996.
______. Vauvenargues ou le séditieux – Entre Pascal et Spinoza. Une philosophie pour la seconde nature. Paris: Honoré Champion, 2015.
SARTRE, J.-P. “Albert Camus”. In: Situations IV, Paris: Gallimard, 1964.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.