Saúde mental, autocompaixão e sentido de vida em professores da educação básica na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450277678Palavras-chave:
Professores, Compaixão, Saúde mental, Covid-19Resumo
Este artigo teve por objetivo investigar a saúde mental, a autocompaixão e o sentido de vida de professores da educação básica da rede pública estadual de ensino, na capital de Sergipe, Aracaju, e em Euclides da Cunha, Paripiranga e Fátima, municípios baianos. Vinte e dois professores da educação básica da rede pública de ensino dos locais de pesquisa em questão foram submetidos a um roteiro de entrevista semiestruturado, que contemplava dados sociodemográficos e temas de saúde mental, autocompaixão e sentido de vida. Os dados coletados foram analisados por meio do software IRaMuTeQ, utilizando análise da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados foram exibidos pelas classes: sala de aula online e offline ; condições de trabalho; dificuldade de autocompaixão em docentes e sentido de vida em docentes. A sala de aula, as condições de trabalho e aspectos individuais incidem na qualidade da saúde mental desses trabalhadores que, por outro lado, têm o processo educativo como uma fonte de realização existencial. O isolamento, a ruminação cognitiva e a autocrítica exacerbada podem aprofundar essas questões externas na saúde mental dos docentes. Intervenções psicológicas, contendo atividades de autocompaixão e sentido de vida, são uma das propostas elencadas ao final deste estudo.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti et al. Exploração e sofrimento mental de professores: um estudo na rede estadual de ensino do Paraná. Trabalho, Educação e Saúde, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 1287-1300, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00145 .
» https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00145.
» https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00145
ALVARADO, Luis E.; BRETONES, Francisco. New working conditions and well-being of elementary teachers in Ecuador. Teaching and Teacher Education, Devon, v. 69, p. 234-242, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.10.015 .
» https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.10.015.
» https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.10.015
AMRI, Abdeslam et al. Assessment of burnout among primary teachers in confinement during the Covid-19 period in Morocco: case of the Kenitra. The Pan African Medical Journal, Nairobi, v. 35, n. 2, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11604/pamj.supp.2020.35.2.24345 .
» https://doi.org/10.11604/pamj.supp.2020.35.2.24345.
» https://doi.org/10.11604/pamj.supp.2020.35.2.24345
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; ABREU, Mery Natali Silva. Pressão laboral, saúde e condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, v. 35, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00169517 .
» https://doi.org/10.1590/0102-311X00169517.
» https://doi.org/10.1590/0102-311X00169517
AYDIN, Aydan. Identifying the relationship of teacher candidates’ humor styles with anxiety and self-compassion levels. Eurasian Journal of Educational Research, Hertfordshire, v. 15, n. 59, p. 1-16, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1070661.pdf . Acesso em: 11 set. 2021.
» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1070661.pdf
BARNETT, Michael D.; FLORES, Joel. Narcissus, exhausted: Self-compassion mediates the relationship between narcissism and school burnout. Personality and Individual Differences, Devon, v. 97, p. 102-108, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.03.026 .
» https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.03.026.
» https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.03.026
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf . Acesso em: 11 set. 2021.
» https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf
CAMPOS, Rui et al. Self-criticism, intensity of perceived negative life events, and distress: Results from a two-wave study. Personality and Individual Differences, Devon, v. 124, p. 145-149, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.12.004 .
» https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.12.004.
» https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.12.004
CHEN, Kai et al. The individual experience of online chemistry teacher education in China: Coping with Covid-19 Pandemic. Journal of Chemical Education, Washington, DC., v. 97, n. 9, p. 3265-3270, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00581 .
» https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00581.
» https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00581
CIULADIENE, Grazina; KAIRIENE, Brigita. The resolution of conflict between teacher and student: students’ narratives. Journal of Teacher Education for Sustainability, Varsóvia, v. 19, n. 2, p. 107-120, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1515/jtes-2017-0017 .
» https://doi.org/10.1515/jtes-2017-0017.
» https://doi.org/10.1515/jtes-2017-0017
COSTIN, Vlad; VIGNOLES, Vivian. Meaning is about mattering: Evaluating coherence, purpose, and existential mattering as precursors of meaning in life judgments. Journal of Personality and Social Psychology, Devon, v. 118, n. 4, p. 864-884, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1037/pspp0000225 .
» https://doi.org/10.1037/pspp0000225.
» https://doi.org/10.1037/pspp0000225
DABROWSKI, Anna. Teacher wellbeing during a pandemic: Surviving or thriving? Social Education Research, Singapura, v. 2, n. 1, p. 35-40, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37256/ser.212021588 .
» https://doi.org/10.37256/ser.212021588.
» https://doi.org/10.37256/ser.212021588
DZWONKOWSKA, Irena; ŻAK-ŁYKUS, Alicja. Self-compassion and social functioning of people–research review. Polish Psychological Bulletin, Wrocław, v. 46, n. 1, p. 82-87, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1515/ppb-2015-0009 .
» https://doi.org/10.1515/ppb-2015-0009.
» https://doi.org/10.1515/ppb-2015-0009
ESTRADA-MUÑOZ, Carla et al. Teacher technostress in the Chilean school system. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 17, n. 15, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17155280 .
» https://doi.org/10.3390/ijerph17155280.
» https://doi.org/10.3390/ijerph17155280
FINLAY-JONES, Amy; REES, Clare S.; KANE, Robert. Self-compassion, emotion regulation and stress among Australian psychologists: Testing an emotion regulation model of self-compassion using structural equation modeling. PloS One, São Francisco, v. 10, n. 7, p. 1-19, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0133481 .
» https://doi.org/10.1371/journal.pone.0133481.
» https://doi.org/10.1371/journal.pone.0133481
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FONTANELLA, Bruno Jose Barcellos et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, v. 27, p. 388-394, 2011. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v27n2/20.pdf . Acesso em: 11 set. 2023.
» https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v27n2/20.pdf
FRANKL, Viktor. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulus, 1969.
FRANKL, Viktor. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor. Psicoterapia e existencialismo: textos selecionados em logoterapia. São Paulo: É Realizações, 2020.
GEIGER, Tray; PIVOVAROVA, Margarita. The effects of working conditions on teacher retention. Teachers and Teaching, Ohio, v. 24, n. 6, p. 604-625, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13540602.2018.1457524 .
» https://doi.org/10.1080/13540602.2018.1457524.
» https://doi.org/10.1080/13540602.2018.1457524
GILBERT, Paul. Terapia focada na compaixão. Tradução Cecília Camargo Bartalotti. São Paulo: Hogrefe, 2019.
HADAR, Linor L. et al. Rethinking teacher education in a VUCA world: student teachers’ social-emotional learning and their impact on their students. Teaching and Teacher Education, Devon, v. 77, p. 249-258, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.10.012 .
» https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.10.012.
» https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.10.012
HALL, Cathy W. et al. The role of self-compassion in physical and psychological well-being. The Journal of psychology, v. 147, n. 4, p. 311-323, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00223980.2012.693138
» https://doi.org/10.1080/00223980.2012.693138
» https://doi.org/10.1080/00223980.2012.693138
JACOMINI, Márcia Aparecida; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Vencimento, remuneração e condições de trabalho de professores da Rede Municipal de São Paulo, Educação & Realidade, v. 40, p. 1235-1259, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623647294 .
» https://doi.org/10.1590/2175-623647294.
» https://doi.org/10.1590/2175-623647294
JAMES, Kirsty; VERPLANKEN, Bas; RIMES, Katharine A. Self-criticism as a mediator in the relationship between unhealthy perfectionism and distress. Personality and Individual Differences, v. 79, p. 123-128, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.030 .
» https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.030.
» https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.030
JUSTO, Ana Maria; CAMARGO, Brigido Vizeu. Estudos qualitativos e o uso de softwares para análises lexicais. 2014. https://lageres.wordpress.com/ . Acesso em: 11 set. 2024.
» https://lageres.wordpress.com/
KABAT-ZINN, Jon. Viver a catástrofe total: como utilizar a sabedoria do corpo e da mente para enfrentar o estresse, a dor e a doença. Tradução de M. Epstein. São Paulo: Palas Athena, 2017.
KAWOHL, Wolfram; NORDT, Carlos. Covid-19, unemployment, and suicide. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 5, p. 389-390, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30141-3 .
» https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30141-3.
» https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30141-3
KÖRNER, Annett et al. The role of self-compassion in buffering symptoms of depression in the general population. PloS one, v. 10, n. 10, p. 1-14, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0136598 .
» https://doi.org/10.1371/journal.pone.0136598.
» https://doi.org/10.1371/journal.pone.0136598
LEARY, Mark R. et al. Self-compassion and reactions to unpleasant self-relevant events: the implications of treating oneself kindly. Journal of personality and social psychology, v. 92, n. 5, p. 887, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-3514.92.5.887 .
» https://doi.org/10.1037/0022-3514.92.5.887.
» https://doi.org/10.1037/0022-3514.92.5.887
LIRA, Adriana; GOMES, Candido Alberto. Violências escolares: que aprendemos para a formação de professores? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 100, p. 759-779, 2018. Disponível em: htts://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601574
» https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601574
» htts://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601574
LIZANA, Pablo A. et al. Impact of the Covid-19 pandemic on teacher quality of life: A longitudinal study from before and during the health crisis. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 7, p. 3764, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph18073764 .
» https://doi.org/10.3390/ijerph18073764.
» https://doi.org/10.3390/ijerph18073764
LOONSTRA, Bert; BROUWERS, Andre; TOMIC, Welko. Feelings of existential fulfilment and burnout among secondary school teachers. Teaching and teacher education, v. 25, n. 5, p. 752-757, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.01.002 .
» https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.01.002.
» https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.01.002
LUNDH, Lars-Gunnar. Perfectionism and acceptance. Journal of rational-emotive and cognitive-behavior therapy, v. 22, p. 251-265, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1023/B:JORE.0000047311.12864.27 .
» https://doi.org/10.1023/B:JORE.0000047311.12864.27.
» https://doi.org/10.1023/B:JORE.0000047311.12864.27
LUZ, Jaqueline Galleazzi da et al. Implicações do ambiente, condições e organização do trabalho na saúde do professor: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 12, p. 4621-4632, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320182412.26352017 .
» https://doi.org/10.1590/1413-812320182412.26352017.
» https://doi.org/10.1590/1413-812320182412.26352017
MARTELA, Frank; RYAN, Richard M.; STEGER, Michael F. Meaningfulness as satisfaction of autonomy, competence, relatedness, and beneficence: comparing the four satisfactions and positive affect as predictors of meaning in life. Journal of happiness studies, v. 19, p. 1261-1282, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10902-017-9869-7 .
» https://doi.org/10.1007/s10902-017-9869-7.
» https://doi.org/10.1007/s10902-017-9869-7
MATOS, Marcela et al. Compassion protects mental health and social safeness during the COVID-19 pandemic across 21 countries. Mindfulness, v. 13, n. 4, p. 863-880, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12671-021-01822-2 .
» https://doi.org/10.1007/s12671-021-01822-2.
» https://doi.org/10.1007/s12671-021-01822-2
NEFF, Kristin D. The development and validation of a scale to measure self-compassion. Self and Identity, v. 2, n. 3, p. 223-250, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15298860309027 .
» https://doi.org/10.1080/15298860309027.
» https://doi.org/10.1080/15298860309027
NEFF, Kristin; GERMER, Christopher. Manual de mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo. Porto Alegre: Artmed, 2019.
NORONHA, Ana Paula Porto et al. Variables relacionadas al sentido de la vida. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 24, n. 1, p. 35-43, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.4 .
» https://doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.4.
» https://doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.4
OLIVEIRA, Dalila Andrade; JUNIOR, Edmilson Pereira. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; POCHMANN, Marcio. Devastação no trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília, DF: Positiva. p. 207-228.
PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44 .
» https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44.
» https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44
PEIST, Eric et al. Teacher turnover in the context of teacher-directed violence: An empowerment lens. Journal of School Violence, v. 19, n. 4, p. 553-565, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15388220.2020.1779081 .
» https://doi.org/10.1080/15388220.2020.1779081.
» https://doi.org/10.1080/15388220.2020.1779081
SANTIAGO, Iago Sávyo Duarte et al. The impact of the Covid-19 pandemic on the mental health of teachers and its possible risk factors: A systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 3, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph20031747 .
» https://doi.org/10.3390/ijerph20031747.
» https://doi.org/10.3390/ijerph20031747
SANTOS, Westerley A. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. v. 6, n. 11, p. 349-358, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9764 . Acesso em: 11 set. 2024.
» http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/9764
SIMÕES, Francisco; CALHEIROS, Maria Manuela. A matter of teaching and relationships: determinants of teaching style, interpersonal resources and teacher burnout. Social Psychology of Education, New York, v. 22, n. 4, p. 991-1013, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11218-019-09501-w .
» https://doi.org/10.1007/s11218-019-09501-w.
» https://doi.org/10.1007/s11218-019-09501-w
SIROIS, Fuschia M.; KITNER, Ryan; HIRSCH, Jameson K. Self-compassion, affect, and health-promoting behaviors. Health Psychology, Arizona, v. 34, n. 6, p. 1-10, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/hea0000158 .
» https://doi.org/10.1037/hea0000158.
» http://dx.doi.org/10.1037/hea0000158
SOUZA, Gilberto P. Inimigos públicos: ensaios sobre a mercantilização sobre a educação básica no Brasil. São Paulo: Usina, 2017.
SOUZA, Luciana Karine; HUTZ, Claudio Souza. Adaptation of the self-compassion scale for use in Brazil: evidences of construct validity. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 24, n. 1, p. 159-172, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513754276008.pdf . Acesso em: 11 set. 2024.
» https://www.redalyc.org/pdf/5137/513754276008.pdf
TOMIC, Welko; TOMIC, Elvira. Existential fulfillment and burnout among principals and teachers. Journal of Beliefs & Values, New York, v. 29, n. 1, p. 11-27, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13617670801928191 .
» https://doi.org/10.1080/13617670801928191.
» https://doi.org/10.1080/13617670801928191
VÖTTER, Bernadette; SCHNELL, Tatjana. Cross-lagged analyses between life meaning, self-compassion, and subjective well-being among gifted adults. Mindfulness, v. 10, p. 1294-1303, 2019. https://doi.org/10.1007/s12671-018-1078-x .
» https://doi.org/10.1007/s12671-018-1078-x.
WARD, Sarah; KING, Laura A. Work and the good life: How work contributes to meaning in life. Research in Organizational Behavior, Devon, v. 37, p. 59-82, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.riob.2017.10.001 .
» https://doi.org/10.1016/j.riob.2017.10.001.
» https://doi.org/10.1016/j.riob.2017.10.001
WATERS, Lea et al. Positive psychology in a pandemic: buffering, bolstering, and building mental health. The Journal of Positive Psychology, Devon, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439760.2021.1871945 .
» https://doi.org/10.1080/17439760.2021.1871945.
» https://doi.org/10.1080/17439760.2021.1871945
ZAIDAN, Junia de Matos; GALVÃO, Ana Carolina. Covid-19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada. In: AUGUSTO, Cristiane Brandão; SANTOS, Rogerio Dultra dos (org.). Pandemias e pandemônio no Brasil. 1. ed. São Paulo: Tireant lo Blanch, 2020. p. 261-278.
ZARAGOZA, José Manuel Esteves. O mal-estar docente: a sala-de-aula e a saúde dos professores. Caxias do Sul: Edusc, 1999.
ZESSIN, Ulli; DICKHÄUSER, Oliver; GARBADE, Sven. The relationship between self‐compassion and well‐being: A meta‐analysis. Applied Psychology: Health and Well‐Being, Bogotá, v. 7, n. 3, p. 340-364, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/aphw.12051 .
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.