Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269229porPalavras-chave:
Emoções-letramentos, Bebês, CriançasResumo
O artigo tem como objetivo analisar, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação, as relações entre emoções e letramentos construídas em duas salas de aula, uma de bebês e outra de crianças pertencentes a duas pesquisas etnográficas e longitudinais realizadas em dois períodos diferentes por integrantes do mesmo grupo de pesquisa. A primeira foi realizada entre 2006 e 2008 e a segunda entre 2017 e março de 2020. As descrições e análises permitiram-nos fazer contrastes entre os padrões culturais das duas salas quando os eventos da roda de história aconteciam em ambas. Percebemos que as atividades de letramentos são atividades humanas e envolvem os sujeitos em todas as suas dimensões, e concluímos que a condição para a formação das funções psíquicas superiores em bebês e crianças que têm suporte da indivisibilidade da unidade dialética [emoções-letramentos] precisa considerar as vivências culturais e sociais das crianças, bem como suas ações e interações com colegas e professoras, ou seja, é na dialética entre o coletivo e o individual que os sentidos dos eventos de letramentos, assim como, as subjetividades são constituídos.
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