Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças

Autores

  • Maíra Tomayno de Melo Dias Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kelly Jessie Queiroz Penafiel Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269229por

Palavras-chave:

Emoções-letramentos, Bebês, Crianças

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação, as relações entre emoções e letramentos construídas em duas salas de aula, uma de bebês e outra de crianças pertencentes a duas pesquisas etnográficas e longitudinais realizadas em dois períodos diferentes por integrantes do mesmo grupo de pesquisa. A primeira foi realizada entre 2006 e 2008 e a segunda entre 2017 e março de 2020. As descrições e análises permitiram-nos fazer contrastes entre os padrões culturais das duas salas quando os eventos da roda de história aconteciam em ambas. Percebemos que as atividades de letramentos são atividades humanas e envolvem os sujeitos em todas as suas dimensões, e concluímos que a condição para a formação das funções psíquicas superiores em bebês e crianças que têm suporte da indivisibilidade da unidade dialética [emoções-letramentos] precisa considerar as vivências culturais e sociais das crianças, bem como suas ações e interações com colegas e professoras, ou seja, é na dialética entre o coletivo e o individual que os sentidos dos eventos de letramentos, assim como, as subjetividades são constituídos.

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Biografia do Autor

  • Maíra Tomayno de Melo Dias, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

    Maíra Tomayno de Melo Dias is the academic coordinator of graduate courses at Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), has a PhD in education from Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), and is a member of the Cultural-Historical Psychology Classroom Research Group (GEPSA).

  • Maria de Fátima Cardoso Gomes , Universidade Federal de Minas Gerais

    Maria de Fátima Cardoso Gomes é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA); membro do Grupo de Estudos Cultura, Infância, Educação (EnLaCEI) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Kelly Jessie Queiroz Penafiel , Universidade Federal de Rondônia

    Kelly Jessie Queiroz Penafiel é professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena; Doutora em educação (UFMG); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA), Membro do Grupo de Estudos Cultura, Infância, Educação (EnLaCEI).

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e269229. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269229por