Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046221210%20Palavras-chave:
Educação Superior, Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ), Educação BásicaResumo
Este trabalho discute a possível correspondência entre a produção do conhecimento no âmbito dos programas de pós-graduação em educação e sua contribuição para a melhoria da Educação Básica no Brasil, por meio do estímulo à pesquisa realizada pelas agências de fomento, em particular o CNPq – por intermédio da Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ). Buscou ainda comparar o processo de concessão de apoio a projetos individuais de pesquisa no Brasil e possíveis simetrias com projetos apoiados pela União Europeia. Todas essas ações visam a demonstrar como a área de Educação tem se posicionado no âmbito da produção científica do Brasil, em termos de números absolutos e categorização temática, e como todos esses fatores podem influenciar, ou já o fazem, no processo de melhoria da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir dos ambientes, site de Investimentos do CNPq em C&T, da Plataforma Lattes e da avaliação da CAPES. Após a coleta de dados foi feita a categorização dos projetos. Dentre os resultados observa-se uma concentração dos que recebem Bolsas PQ, assim como da produção científica dos bolsistas PQ, nas regiões Sudeste e Sul. Com relação à tentativa inicial de categorizar os projetos de pesquisa da área de Educação do CNPq relacionando-os com as Bolsas PQ, observou-se grande valorização dos temas que dão continuidade aos aspectos conceituais das dissertações e teses de seus pesquisadores e das orientações que conduzem. No contexto da Educação Básica, houve grande abrangência temática de assuntos, que vão desde a docência até comparativos internacionais.
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