Projetos e práticas de mídia-educação nas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945202710Palavras-chave:
Mídia-educação, SMERJ, Política educacional, Práticas mídia-educativasResumo
A rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro desenvolve práticas de mídiaeducação desde os anos 1980. A pesquisa a que se refere este artigo teve como objetivo analisar características e abrangência dessas práticas e possíveis relações destas com diretrizes formuladas pela SMERJ para o setor. Foi realizada, em primeira etapa, através de questionários, junto a gestores(as) das 1009 escolas de ensino fundamental; na segunda etapa, foram feitas visitas a oito escolas, com práticas mídia-educativas diversificadas, com observações e entrevistas; por fim, foi realizada análise de documentos da SMERJ, nos quais se encontram diretrizes propostas para as práticas mídia-educativas nas escolas. Em razão da extensão dos dados produzidos, o artigo aborda os resultados da análise dos questionários, em articulação com a análise documental. Os resultados indicam que a mídiaeducação está presente em mais de 90% das escolas da rede, prevalecendo amplamente práticas de análise de conteúdos de produtos das mídias de massa (materiais audiovisuais; textos do jornalismo on-line; telejornalismo) e, em menor escala, de conteúdos de redes sociais. A produção de mídias, prática importante na perspectiva da mídia-educação, é pouco usual nas escolas, assim como o uso de TIC nas práticas pedagógicas. Os resultados indicam que as propostas formuladas pela SMERJ para essa área, nos anos 1990 (sob influência das diretrizes para a media education, sistematizadas pela Unesco), estão fortemente presentes nas práticas escolares. No entanto, as novas formulações desse campo, embora integrem diretrizes mais recentes da política educacional da Secretaria, não integram ainda o cotidiano escolar.
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