Teatro Kabuki: das origens à contemporaneidade

Auteurs

  • Michele Eduarda Brasil de Sá Universidade de Brasília. Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução

DOI :

https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148814

Mots-clés :

Kabuki, Cultura Japonesa, Adaptabilidade, Teatro, Performance

Résumé

Este trabalho objetiva estudar o gênero kabuki, partindo de um panorama histórico para então comentar algumas performances recentes, como a do ator Kirk Nishikawa Dixon no filme curto “The Lion” e o denominado chôkabuki (que significa, literalmente, “super kabuki”), apresentando Konjaku Hana Kurabe Senbonzakura (“A festa das mil cerejeiras de ontem e de hoje”), com Shidô Nakamura e a vocaloid Hatsune Miku, um dos maiores ícones pop da atualidade no Japão. Discorre-se sobre a adaptabilidade do gênero kabuki e as características que permaneceram em meio a tantas mudanças: o papel do ator e sua relação com o público, o toque velado de transgressão e a inovação constante, corroborando o kabuki como um teatro popular do seu início até a contemporaneidade.

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Biographie de l'auteur

  • Michele Eduarda Brasil de Sá, Universidade de Brasília. Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução

    Professor Adjunto – Área de Japonês do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB).

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Publiée

2017-08-09

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Teatro Kabuki: das origens à contemporaneidade. (2017). Estudos Japoneses, 38, 97-108. https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148814