Quanto mais projetos, melhor? Uma análise do nível de tratamento do programa Jovem de Futuro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea185805

Palabras clave:

Programa Jovem de Futuro, Dose Resposta, endogeneidade, intensidade do tratamento, Ceará

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar a intensidade do tratamento a que as escolas foram expostas, representada pela adesão quantitativa das metodologias ofertadas pelo Programa Jovem de Futuro. Para tal, analisaremos a atuação do Programa em seu 2º ciclo no estado do Ceará, no período de 2013 e 2015. Seguindo a metodologia proposta por Cerulli (2015), estimamos uma Função Dose Resposta que leva em consideração o problema do viés de seleção, ocasionado pelo caráter não aleatório da nossa variável de tratamento contínuo. Nossos achados confirmam a efetividade do programa, porém, acerca da intensidade do tratamento, encontramos   heterogeneidade nos resultados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Maria da Cunha Junior, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Ricardo Brito Soares, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referencias

BARROS, Ricardo Paes de; CARVALHO, Mirela de et al. Impacto Do Projeto Jovem de Futuro. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 51, p. 214–226, 2012.

BARROS, Ricardo Paes de; MENDONÇA, Rosane et al. Impacto Do Projeto Jovem de Futuro Sobre a Aprendizagem Em Escolas Públicas. São Paulo: Instituto Unibanco, 2016.

BARROS, Ricardo Paes de; MENDONÇA, Rosane Silva Pinto de. Investimentos em educação e desenvolvimento econômico. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rio de Janeiro, nov. 1997.

BECKER, Gary S. Investment in Human Capital: Effects on Earnings. In: Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education, Second Edition. 2. ed. Chicago: Univ. of Chicago Press, 1975. p. 13–44.

CERULLI, Giovanni. Ctreatreg: Command for Fitting Dose–Response Models under Exogenous and Endogenous Treatment. The Stata Journal, v. 15, n. 4, p. 1019–1045, 2015.

DEVEREUX, Paul J.; FAN,Wen. Earnings Returns to the British Education Expansion. Economics of Education Review, v. 30, n. 6, p. 1153–1166, 2011.

FILIPPETTI, Andrea; CERULLI, Giovanni. Are Local Public Services Better Delivered in More Autonomous Regions? Evidence from European Regions Using a Dose-Response Approach: Quality of Public Services and Regional Autonomy. Papers in Regional Science, v. 97, n. 3, p. 801–826, 2018.

HANUSHEK, Eric A. School resources. In: HANUSHEK, Eric A.; WELCH, F. Handbook of the Economics of Education. Amsterdam: North Holland, 2006. v. 2.

HANUSHEK, Eric A. The Failure of Input-Based Schooling Policies. Economic Journal, v. 113, n. 485, p. 64–98, 2003.

HAVEMAN, Robert H.; WOLFE, Barbara L. Schooling and Economic Well-Being: The Role of Nonmarket Effects. Journal of Human Resources, v. 19, n. 3, p. 377–407, 1984.

HIRANO, Keisuke; IMBENS, Guido W. The Propensity Score with Continuous Treatments. In: ANDREW, Gelman; MENG, Xiao-Li (ed.). Applied Bayesian modeling and causal inference from incomplete-data perspectives. Nova Iorque: Wiley, 2004. p. 73–84.

LOCHNER, Lance. Education, Work, and Crime: A Human Capital Approach. International Economic Review, v. 45, n. 3, p. 811–843, 2004.

MACEDO, Sandra Valeria Araújo. Avaliação de Impacto do Projeto Jovem de Futuro no Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

PFLUEGER, Carolin E.; WANG, Su. A Robust Test for Weak Instruments in Stata. Stata Journal, v. 15, n. 1, p. 216–225, 2015.

REYNOLDS, David; TEDDLIE, Charles. The Processes of School Effectiveness. In: TEDDLIE, Charles; REYNOLDS, David (ed.). The International Handbook of School Effectiveness Research. 1. ed. London: Routledge, 2002. p. 134–159.

ROSA, Leonardo Santana Nunes. Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria Econômica) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

SCHULTZ, Theodore W. O Valor Econômico Da Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1964.

SILVA, Samara Paladino Noriz. Análise dos Efeitos de Programas Educacionais: O caso Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) – Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

TAHMOORESNEJAD, Leila; BEAUDRY, Catherine. Citation Impact of Public and Private Funding onNanotechnology-Related Publications. International Journal of Technology Management, v. 79, n. 1, p. 21–59, 2019.

TURK, Jonathan M. Estimating the Impact of Developmental Education on Associate Degree Completion: A Dose–Response Approach. Research in Higher Education, v. 60, n. 8, p. 1090–1112, 2019.

Publicado

2023-03-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Cunha Junior, J. M. da, & Soares, R. B. (2023). Quanto mais projetos, melhor? Uma análise do nível de tratamento do programa Jovem de Futuro. Economia Aplicada, 27(1), 91-110. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea185805