Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal

Autores/as

  • Leopoldo Kirchner ANTAQ
  • Vander Lucas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea132525

Palabras clave:

Eficiência portuária, DEA, Índice de Malmquist

Resumen

A evolução recente do setor portuário brasileiro tem levado a impactos significativos sobre a concorrência e sobre a expectativa de maiores ganhos de eficiência. Considerando o valor médio das eficiências nos três anos de análise, na fronteira de eficiência permaneceram dois terminais de grande porte (TECON Santos Brasil e LIBRA Terminais – Santos) e um terminal de menor porte (TUP Chibatão). A análise intertemporal através do índice de Malmquist mostra que o índice de mudança de tecnologia do Tecon Santos Brasil caiu. Isso significa que os inputs estão sendo utilizados de uma maneira menos eficiente que no período anterior.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-03-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Kirchner, L., & Lucas, V. (2018). Terminais de Contêineres no Brasil: Eficiência Intertemporal. Economia Aplicada, 22(1), 63-86. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea132525