Perfil do Investimento Direto Externo das Multinacionais Estrangeiras no Brasil: Aspectos Transnacionais, Setoriais e da Firma

Autores/as

  • Geraldo Moreira Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares (UFJF/GV)
  • Leonardo Bornacki de Mattos Universidade Federal de Viçosa
  • Felipe Mendes Borini Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.11606/ea119393

Palabras clave:

Modo de estabelecimento, Investimento greenfield, Aquisição, Subsidiárias estrangeiras

Resumen

Diante da diversidade dos aspectos associados às estratégias de internacionalização das empresas, o presente estudo se propôs a avaliar os fatores que influenciaram a escolha do modo de estabelecimento do investimento direto externo para uma amostra de 160 subsidiárias de multinacionais estrangeiras instaladas na economia brasileira. Os resultados obtidos sugerem que o tamanho e o grau de autonomia da subsidiária estrangeira, o setor de atuação, o nível de atividade econômica do setor de destino, o risco do país hospedeiro (Brasil) e as distâncias culturais e institucionais mostraram-se estatisticamente significativas para explicar o estabelecimento deste investimento estrangeiro no Brasil.

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Biografía del autor/a

  • Geraldo Moreira Bittencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares (UFJF/GV)
    Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares.
  • Leonardo Bornacki de Mattos, Universidade Federal de Viçosa
    Universidade Federal de Viçosa.
  • Felipe Mendes Borini, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - São Paulo)
    Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - São Paulo). 

Publicado

2017-12-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Bittencourt, G. M., de Mattos, L. B., & Borini, F. M. (2017). Perfil do Investimento Direto Externo das Multinacionais Estrangeiras no Brasil: Aspectos Transnacionais, Setoriais e da Firma. Economia Aplicada, 21(4), 681-708. https://doi.org/10.11606/ea119393