Efeito da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via dependência administrativa da escola

Autores

  • Nataniele dos Santos Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Ceará
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Zilania Mariano Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-1282-8812
  • Jair Andrade de Araujo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea184088

Palavras-chave:

Efeito Mediação Causal, escolaridade dos pais, desempenho educacional

Resumo

O estudo busca mensurar o efeito indireto da escolaridade das mães e dos pais sobre o desempenho escolar dos filhos que estudam no 5º ano do ensino fundamental das áreas urbanas brasileiras, por meio da mediação do tipo de escola que eles estudam. O método utilizado foi o de Efeito Mediação Causal; os dados são do SAEB para o ano de 2017. Os resultados apontam que o efeito é potencializado pelo tipo de escola que os filhos estudam, se são particulares ou públicas, principalmente quando o pai possui nível superior completo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nataniele dos Santos Alencar, Universidade Federal do Ceará

    Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

  • Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará

    Professor Associado II do Departamento de Economia Agrícola, Campus do Pici - DEA/UFC. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia Rural - PPGER/UFC.

  • Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará

    Graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente participa do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC (PROPAP) desenvolvendo atividades de ensino e orientação nos programas de pós-graduação em Economia Rural e pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participa como Pesquisador Visitante do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

  • Francisca Zilania Mariano, Universidade Federal do Ceará

    Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará. 

  • Jair Andrade de Araujo, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Mestre em Economia Rural pela UFC (2002). Graduado em Engenharia de Pesca pela UFC (2000). Chefe do Departamento de Economia Agrícola na (UFC). 

Referências

ALBERNAZ, Ângela; FERREIRA, Francisco H. G.; FRANCO, Creso. Qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 32, n. 3, p. 453–476, 2002.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga et al. Fatores familiares e desempenho escolar:uma abordagem multidimensional. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 56, n. 3, p. 571–603, 2013.

ARAUJO, Evelynne Suellen de Pontes; ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti. Avaliação dos resultados educacionais dos alunos das escolas municipais de João Pessoa-PB. MPGOA, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 46–63, 2013.

AYODELE, Timothy Oluwafemi; OLADOKUN, Timothy Tunde; GBADEGESIN, Job Taiwo. Factors influencing academic performance of real estate students in Nigeria. Property Management, v. 34, n. 5, p. 396–414, 2016.

BARROS, Ricardo Paes de et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 1–42, 2001.

BECKER, g. s. Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. 3. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1964.

BLUNDELL, Richard et al. Human capital investment: the returns from education and training to the individual, the firm and the economy. Fiscal Studies, v. 20, n. 1, p. 1–23, 1999.

BRANDÃO, Zaia; CANEDO, Maria Luiza; XAVIER, Alice. Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, p. 193–218, 2012.

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO e Ministério da Educação, 2009.

CHEN, Qihui. Family Background, Ability and Student Achievement in Rural China– Identifying the Effects of Unobservable Ability Using Famine-Generated Instruments. [S. l.]: Gansu Survey of Children e Families, 2009.

CHIU, Ming Ming; KHOO, Lawrence. Effects of resources, inequality, and privilegie bias on achievement: Country, school, and student level analyses. American Educational Research Journal, v. 42, n. 4, p. 575–603, 2005.

CIA, Fabiana; PAMPLIN, Renata Christian de Oliveira; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares. Psicologia em Estudo, v. 13, p. 351–360, 2008.

DAROS, F; POTMTEIER, S; WESSLING, L. A estrutura familiar e a educação. Revista Técnica Científica (IFSC), v. 3, n. 1, 2012.

DRONKERS, Jaap; AVRAM, Silvia. A cross-national analysis of the relations of school choice and effectiveness differences between private-dependent and public schools. Educational Research and Evaluation, v. 16, n. 2, p. 151–175, 2010.

GONÇALVES, Flávio de Oliveira; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto. Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, p. 639–662, 2008.

GOUDA, Jitendra et al. Government versus private primary schools in India: An assessment of physical infrastructure, schooling costs and performance. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 33, n. 11/12, p. 708–724, 2013.

GUIMARÃES, Daniel Barboza; ARRAES, Ronaldo de Albuquerque; COSTA, Edward Martins. Efeitos do backgroud familiar sobre os rendimentos via mediação da educação. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 50, n. 1, p. 99–125, 2020.

GUIMARÃES, Juliana; SAMPAIO, Breno. Family background and students’ achievement on a university entrance examin Brazil. Education Economics, v. 21, n. 1, p. 38–59, 2013.

HICKS, Raymond; TINGLEY, Dustin. Causal mediation analysis. Stata Journal, v. 11, n. 4, p. 605–619, 2011.

HOUSTON, Muir; OSBORNE, Michael; RIMMER, Russell. Private schooling and admission to medicine: a case study using matched samples and causal mediation analysis. BMC medical education, v. 15, n. 1, p. 1–7, 2015.

HUANG, Ming-Fu; HWANG, Yih-Jyh. Correlation Among Students’ Family Background, Academic Performance in Junior High School, and Senior High School Tracking in Taiwang. Journal of Educational Practice and Research, v. 27, n. 2, p. 67, 2014.

IMAI, Kosuke; KEELE, Luke; TINGLEY, Dustin. A general approach to causal mediation analysis. Psychological Methods, v. 15, n. 4, p. 309–334, 2010.

IMAI, Kosuke; KEELE, Luke; TINGLEY, Dustin; YAMAMOTO, Teppei. Unpacking the black box of causality: Learning about causal mechanisms from experimental and observational studies. American Political Science Review, v. 105, n. 4, p. 765–789, 2011.

IMAI, Kosuke; KEELE, Luke; YAMAMOTO, Teppei. Identification, inference and sensitivity analysis for causal mediation effects. Statistical Science, v. 25, n. 1, p. 51–71, 2010.

JERRIM, John; MICKLEWRIGHT, John. Children’s cognitive ability and parents’ education: distinguishing the impact of mothers and fathers. London: Institute of Education, University of London, 2011.

KEELE, Luke; TINGLEY, Dustin; YAMAMOTO, Teppei. Identifying mechanisms behind policy interventions via causal mediation analysis. Journal of Policy Analysis and Management, v. 34, n. 4, p. 937–963, 2015.

LEÓN, Gianmarco; VALDIVIA, Martín. Inequality in school resources and academic achievement: Evidence from Peru. International Journal of Educational Development, v. 40, p. 71–84, 2015.

LIMA, Larissa de Eleterio; CARVALHO, Angelita Alves de; SILVA, Denise Britz do Nascimento. Arranjos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º e 9º anos no Brasil em 2015. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 38, p. 1–23, 2021.

LÓPEZ, Jaime Sarramona. La educación en la familia y en la escuela. São Paulo: Edições Loyola, 2002. v. 23.

MACHADO, Danielle Carusi; GONZAGA, Gustavo. O impacto dos fatores familiares sobre a defasagem idade-série de crianças no Brasil. Revista Brasileira de Economia, v. 81, n. 4, p. 449–476, 2007.

MARBUAH, Dina Ani-Asamoah. Influence of Parental Income and Educational Attainment on Children’s Years of Schooling: Case of Ghana. 2016. Master’s thesis in Sociology of Education – Department of Education, Uppsala Universitet.

McKELVEY, Richard D.; ZAVOINA, William. A statistical model for the analysis of ordinal level dependent variables. Journal of Mathematical Sociology, v. 4, n. 1, p. 103–120, 1975.

MINCER, J. Schooling, Experience, and Earnings. New York: National Bureau of Economic Research, 1974.

NOGUEIRA, Cláudio et al. Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 749–772, 2015.

OLIVEIRA, Pedro Rodrigues; BELLUZZO, Walter; PAZELLO, Elaine Toldo. The public–private test score gap in Brazil. Economics of Education Review, v. 35, p. 120–133, 2013.

PALERMO, Gabrielle A.; SILVA, Denise Britz do Nascimento; NOVELLINO, Maria Salet Ferreira. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n. 2, p. 367–394, 2014.

PEREZ, Marcia Cristina Argenti. Família e escola na contemporaneidade: fenômeno social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 4, n. 3, p. 372–387, 2009.

RIBEIRO, Renata; CIASCA, Sylvia Maria; CAPELATTO, Iuri Victor. Relação entre recursos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escola pública. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 101, p. 164–174, 2016.

SALGUEIRO, Ariene da Silva; NAKABASHI, Luciano; PRINCE, Diogo de. O papel do capital humano no crescimento: Uma análise espacial para o Brasil. Revista Economia & Tecnologia, v. 7, n. 4, 2011.

SANTOS, Mateus Mota dos; MARIANO, Francisca Zilania; COSTA, Edward Martins. Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas. Economia Aplicada, v. 23, n. 2, p. 145–182, 2019.

SCHAEFER, Richard T. Fundamentos de Sociologia-6ª Edição. 6. ed. Porto Alegre: McGraw Hill, 2014. 512 p.

SCHULTZ, T. W. Investment in Human Capital. American Economic Review, v. 51, n. 1, p. 1–17, 1974.

SENADO FEDERAL. Constituição. Brasília (DF), 1988.

SILVA, Nelson do Valle; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Desempenho individual e organização escolar na realização educacional. Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 4, p. 159–184, 2012.

SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Santo Antônio da Platina, 2009.

SOUZA, Wallace Patrick Santos de Farias; OLIVEIRA, Victor Rodrigues de; ANNEGUES, Ana Cláudia. Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem não paramétrica. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 48, n. 2, 2018.

STEINMAYR, Ricarda; DINGER, Felix C; SPINATH, Birgit. Parents’ education and children’s achievement: The role of personality. European Journal of Personality, v. 24, n. 6, p. 535–550, 2010.

TINGLEY, Dustin et al. Mediation: R package for causal mediation analysis. Journal of Statistical Software, v. 59, n. 5, 2014.

WHALLEY, John; ZHAO, Xiliang. The contribution of human capital to China’s economic growth. China Economic Policy Review, v. 2, n. 01, 2013.

WOESSMANN, L. The Economic Case for Education. European Expert Network on Economics of Education (EENEE). EENEE Analytical Report. 2014.

WOESSMANN, L.; SCHUTZ, G. Efficiency and Equity in European Education and Training Systems. Analytical Report for the European Commission, European Expert Network on Economics of Education (EENEE). 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alencar, N. dos S., Costa, E. . M., Khan, A. S., Mariano, F. Z. ., & Andrade de Araujo, J. . (2023). Efeito da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via dependência administrativa da escola. Economia Aplicada, 27(1), 67-90. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea184088