A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina

Autores/as

  • Guiomar Namo de Mello Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo; Instituto de Economia do Setor Público
  • Rose N. da Silva Fundação Carlos Chagas

Resumen

O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.

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Publicado

1991-08-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Mello, G. N. de, & Silva, R. N. da. (1991). A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina . Estudos Avançados, 5(12), 45-60. https://journals.usp.br/eav/article/view/8606