A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências

Autores/as

  • Renata F. M. Batista Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos
  • Cibelle Celestino Silva Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0008

Palabras clave:

Abordagem histórico-investigativa, Ensino de Ciências, Atividades experimentais, História da ciência

Resumen

A abordagem Histórico-Investigativa (HI) vem sendo construída ao longo das duas últimas décadas no contexto da busca por caminhos para incentivar motivação, engajamento e argumentação dos alunos em sala de aula. A HI destaca-se por propiciar competências relevantes ao fazer científico, além de tornar os alunos mais ativos e participativos do processo de aprendizagem e contextualizar os conhecimentos escolares. Essa abordagem caracteriza-se pelo uso de atividades experimentais de cunho investigativo, pautadas por episódios históricos, centradas nos alunos e orientadas pelo professor, de modo a criar situações de ensino e aprendizagem que propiciem a reflexão sobre conteúdos específicos da ciência e conteúdos metacientíficos, a prática experimental e a argumentação. Este artigo discute as bases pedagógicas e epistemológicas, objetivos e contribuições da abordagem histórico-investigativa aoEnsino de Ciências.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renata F. M. Batista, Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos

    é doutoranda do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo.

  • Cibelle Celestino Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos

    é pesquisadora e professora do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo.

Publicado

2018-12-13

Número

Sección

Ensino de ciências

Cómo citar

Batista, R. F. M., & Silva, C. C. (2018). A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências. Estudos Avançados, 32(94), 97-110. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0008