Resilience or surrender in "The Year of the Death of Ricardo Reis"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p63-76Keywords:
Fernando Pessoa, José Saramago, Heteronym, RepresentationAbstract
The art Fernando Pessoa valued through his heteronomy sets its sights in resisting conformity and alienation. In his interpretation of heteronym Ricardo Reis, José Saramago agrees and reinforces Pessoa's point while exploring the risks rendition and ignorance offer, as well as the tensions presented by the simultaneous desire to face the world and renounce it. This is the idea the present article puts forth.
Downloads
References
GARCEZ, Maria Helena Nery. O tabuleiro antigo. São Paulo: EDUSP, 1990.
OSAKABE, Haquira. Fernando Pessoa. Resposta à decadência. São Paulo: Iluminuras, 2013.
PESSOA, Fernando. Textos de crítica e de intervenção. Lisboa: Ática, 1980.
PESSOA, Fernando. Teoria da heteronímia. Edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2012.
PESSOA, Fernando. Obra completa de Ricardo Reis. Edição de Jerónimo Pizarro e Jorge Uribe. Lisboa: Tinta da China, 2019.
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Patrícia da Silva Cardoso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.