"Other arrows for your bow": José Saramago's reviews in "Seara nova" magazine
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p141-158Keywords:
Literary criticism, Committed criticism, José Saramago, Seara Nova MagazineAbstract
We present, in our analysis, the discursive organization of some articles published by José Saramago between 1967 and 1968 in the Seara Nova Magazine. Our purpose is to investigate what particularities and theoretical-directive lines followed by the author to, later, to see how this perspective serves as a basis for the writer to find a necessary point of synthesis that would go beyond the mere political engagement of committed writings and find a way of access in which art and ideology could live in a kind and complementary way in a literary product.
Downloads
References
AMARO, António Rafael. A Seara Nova nos anos vinte e trinta (1921-1939): memória, cultura e poder. Viseu: Universidade Católica Portuguesa, 1995.
BAPTISTA, Jacinto. “A Seara Nova, Raul Proença e António Sérgio”. In: MEDINA, João (dir.). História Contemporânea de Portugal: Da conspiração republicana ao fim do regime parlamentar. Lisboa: Amigos do Livro, 1985, p. 27-33.
BEIRES, J. Sarmento de. “Presença do passado”. Seara Nova, n. 1512, suplemento dos 50 anos, p. 3-5, 1971.
COSTA, Horácio. José Saramago: o período formativo. Lisboa: Caminho, 1997.
DIAZ, José-Luis. “Qual genética para as correspondências?”. Trad. Cláudio Hiro. Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, v. 15, p. 119-161, 2007.
SARAMAGO, José. “A execução – Julio Moreira”. Revista Seara Nova, n. 1459, p. 153, 1967a.
SARAMAGO, José. “Pelos caminhos traversos da alegoria: sobre Os mastins – Álvaro Guerra”. Revista Seara Nova, n. 1462, p. 261, 1967b.
SARAMAGO, José. “Edifícios ou edificâncias: Eva, por Sá Coimbra”. Revista Seara Nova, n. 1473, p. 245, 1968a.
SARAMAGO, José. “Uma carta, duas respostas e um ponto final”. Revista Seara Nova, n. 1474, p. 282, 1968b.
SARAMAGO, José. Cadernos de Lanzarote. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SARAMAGO, José. Claraboia. Lisboa: Caminho, 2011.
SARAMAGO, José. Terra do Pecado. Lisboa: Caminho, 2015.
SARAMAGO, José. Entrevista à Revista Caliban. 2018. Disponível em: https://revistacaliban.net/de-mo%C3%A7ambique-uma-entrevista-com-jos%C3%A9-saramago-9240050a3485. Acesso em: 19 dez. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Nefatalin Gonçalves Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.