Antologistas em Sala de Aula: Por uma Pedagogia do Fazer Coletivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
antologia, poesia contemporânea, mulheres, experimentação pedagógica, formação docenteResumo
Pretende-se colocar em discussão experimentos de ensino de poesia brasileira contemporânea realizados no curso de Letras da Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói-RJ, entre 2017 e 2023. As experiências com turmas de licenciatura envolveram a elaboração de antologias poéticas pelos/as estudantes, de início como instrumento de avaliação e, em turma de 2022.1, também como estrutura de curso. Diante do valor didático e do caráter normativo habitualmente atribuídos às antologias, buscou-se rever a instrumentalização pacificada desse tipo de publicação. Para esse fim, as experiências pedagógicas exigiram refletir sobre a sua constituição e função como material de apoio; tratar a antologia como objeto de apreciação crítica; incorporar a prática do antologista, em sua força criativa e crítica, à atividade docente; construir relações coletivas de trabalho com leituras compartilhadas e seleção de poemas; assim como explorar práticas editoriais implicadas na realização de coletâneas de poesia. No processo de leitura, seleção, organização e consideração crítica de obras publicadas recentemente por poetas brasileiros/as, o reconhecimento da parcialidade inerente a qualquer antologia permitiu desestabilizar a dimensão normativa, bem como explorar o potencial criativo do deslocamento da atuação como leitor/a em direção ao trabalho crítico como autor/a e vice-versa.
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Referências
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