Antologistas em Sala de Aula: Por uma Pedagogia do Fazer Coletivo

Autores

  • Claudete Daflon Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25p

Palavras-chave:

antologia, poesia contemporânea, mulheres, experimentação pedagógica, formação docente

Resumo

Pretende-se colocar em discussão experimentos de ensino de poesia brasileira contemporânea realizados no curso de Letras da Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói-RJ, entre 2017 e 2023. As experiências com turmas de licenciatura envolveram a elaboração de antologias poéticas pelos/as estudantes, de início como instrumento de avaliação e, em turma de 2022.1, também como estrutura de curso. Diante do valor didático e do caráter normativo habitualmente atribuídos às antologias, buscou-se rever a instrumentalização pacificada desse tipo de publicação. Para esse fim, as experiências pedagógicas exigiram refletir sobre a sua constituição e função como material de apoio; tratar a antologia como objeto de apreciação crítica; incorporar a prática do antologista, em sua força criativa e crítica, à atividade docente; construir relações coletivas de trabalho com leituras compartilhadas e seleção de poemas; assim como explorar práticas editoriais implicadas na realização de coletâneas de poesia. No processo de leitura, seleção, organização e consideração crítica de obras publicadas recentemente por poetas brasileiros/as, o reconhecimento da parcialidade inerente a qualquer antologia permitiu desestabilizar a dimensão normativa, bem como explorar o potencial criativo do deslocamento da atuação como leitor/a em direção ao trabalho crítico como autor/a e vice-versa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudete Daflon, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta de Literatura Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense.

Referências

DAFLON, Claudete. “O ensino da literatura na escola: vida e contemporaneidade”. In: Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. V. 1. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017. p. 33-48.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea: um Território Contestado. São Paulo: Editora Horizonte, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Trad. Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

GLISSANT, Édouard. Poética da relação. Trad. Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

GUTILLA, Rodolfo Witzig. “Haicai, haicais (ou como o mais importante poema japonês foi abrasileirado)”. In: GUTILLA, R. W. (org.). Boa companhia: haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.7-22

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. “Introdução”. In: HOLLANDA, H. B. de (org.). Esses poetas: uma antologia dos anos 90. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 1998. p.9-24

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. “Introdução”. In: HOLLANDA, H. B. de (org.). 26 poetas hoje. 2 ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998. p.9-14

MORICONI, Italo. “Apresentação”. In: MORICONI, Italo (org.). Destino: poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

RAZZINI, Maria de Paula Gregorio. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP, 2000.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Daflon, C. (2024). Antologistas em Sala de Aula: Por uma Pedagogia do Fazer Coletivo. Revista Criação & Crítica, 40, 132-154. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%p