Horrores e Sacrifícios: o Pesadelo Geracional Irlandês em Vivarium (2019), de Lorcan Finnegan

Auteurs

  • Manoel Carlos dos Santos Alves Universidade Federal da Bahia
  • Samael Patriarcha Quintella Universidade Federal da Bahia
  • Sanio Santos da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p382-409

Mots-clés :

Vivarium (2019), Cinema Irlandês de terror, Crise Imobiliária, Irlanda, Família

Résumé

Vivarium (2019), filme de Lorcan Finnegan, acompanha o fim trágico de um casal que, buscando comprar seu primeiro imóvel, é preso em um conjunto habitacional. Os acontecimentos do longa podem ser relacionados às mudanças no capitalismo, que engendraram alterações na estrutura familiar e identitária da Irlanda, a partir do fenômeno econômico Tigre Celta (1994-2008). O aquecimento da economia não beneficiou a todos, e a maior parte dos irlandeses sofreu devido à transferência de riquezas dos pobres para os mais ricos (KENNEDY, 2003). Com o aumento da desigualdade social e a supervalorização dos imóveis, uma crise habitacional se espalhou pelo país e milhares ficaram desabrigados (ROB KITCHIN ET AL., 2015). Assim, esta pesquisa busca responder de que maneira Vivarium (2019) representa os efeitos das transformações socioeconômicas, sobretudo a crise habitacional das últimas décadas, na instituição familiar irlandesa. O objetivo geral é desenvolver uma análise, sob a luz do referencial teórico, para Vivarium (2019), destacando aspectos socioculturais relacionados à Irlanda retratados no longa. O método de pesquisa adotado é a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Para mais, este estudo busca ampliar o arcabouço de pesquisas sobre cinema irlandês, visto que ainda há poucos estudos sobre essa temática.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Références

BARDIN, Laurence. Content Analysis. Lisboa: Editions 70, 1977.

BEZNOSAI, Barbara Prado. Pós-terror: uma análise sobre o termo e uma reflexão sobre o atual momento dos filmes de terror. 39f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.

COULTER, Colin. The end of Irish history? An introduction to the book. In: COLEMAN, Steve; COULTER, Colin (Org.). The End of Irish History: Critical approaches to the Celtic Tiger. Maynooth: Manchester University Press, 2003, p. 1-34.

GLYNN, Brian. Roger Casement: De Diplomata Britânico a Revolucionário Irlandês. In: MUTRAN, Munira H; IZARRA, Laura P. Z (Orgs.). Lectures. Tradução de Alzira L. V. Allegro. São Paulo: Humanitas, 2016, p. 22-34.

HOWARD, Paul. Breaking Dad: Ross O'Carroll-Kelly series. Dirigido por Jimmy Fay, Gaiety Theatre, 30 de abril de 2014, Dublin, Irlanda.

KAWIN, Bruce F. Horror and the horror film. Londres: Anthem Press, 2012.

KEISNER, Jody. Do you Want to Watch? A Study of the Visual Rhetoric of the Postmodern Horror Film. Women's Studies: an inter-disciplinary journal, v. 37, n. 4, p. 411-427, 2008.

KENNEDY, Sinéad. Irish women and the Celtic Tiger economy. In: COLEMAN, Steve; COULTER, Colin (Orgs.). The End of Irish History: Critical approaches to the Celtic Tiger. Maynooth: Manchester University Press, 2003. p. 95-110.

KEOHANE, Kieran; KUHLING, Carmen. Millenarianism and utopianism in the New Ireland: The tragedy (and comedy) of accelerated modernisation. In: COLEMAN, Steve; COULTER, Colin (Orgs.). The End of Irish History: Critical approaches to the Celtic Tiger. Maynooth: Manchester University Press, 2003, p. 122-138.

KITCHIN, Rob; HEARNE, Rory; O'CALLAGHAN, Cian. Housing in Ireland: from crisis to crisis. NIRSA Working Paper Series, v. 77, n. 1, p. 2-24, 2015.

LOPES, Gabriela de Andrade Vasconcellos. Hipérbole do terror: As Boas Maneiras dos Monstros. In: DUARTE, José; SILVA, Sanio Santos da (Orgs.). Na Raiz de Todos os Males: Terror Doméstico no Século XXI. Caleidoscópio: Lisboa, 2023, v. 1, p. 109-129.

MCCULLAGH, Ciaran. A Tie That Blinds: Family and Ideology in Ireland. The Economic and Social Review, v. 22, n. 3, p. 199-211, 1991.

NORRIS, Michelle. Property, Family and the Irish Welfare State. 1. London: Palgrave MacMillan, 2016.

O’CONNELL, Dióg. New Irish Storytellers Narrative Strategies in Film. Reino Unido: Intellect, 2010.

Ó GRÁDA, Cormac. Famine, Trauma and Memory. Béaloideas, [s. l.], v. 69, p. 121-143, 2001.

OHLMEYER, Jane. 1916: contextos e consequências. In: MUTRAN, Munira H.; IZARRA, Laura P. Z. (Orgs.). Lectures. Tradução: Alzira L. V. Allegro. São Paulo: Humanitas, 2016, p. 50-63.

PINEDO, Isabel. Recreational terror: Women and the pleasures of terror film viewing. New York: ‎State University of New York Press, 1997.

RODRIGUES, Sara Cristina Ferreira. Representação da Irishness no Cinema Nacional Irlandês. 2011. 114 f. Tese (Mestrado em Cultura e Sociedade na Europa, Faculdade de Letras) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011.

ROSE, Steve. How post-horror movies are taking over cinema. The Guardian, 2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2017/jul/06/post-horror-films-scary-movies-ghost-story-it-comes-at-night>. Acesso em: 20 fev. 2024.

SANTOS, Rosilaine. Cinema Irlandês Contemporâneo: Uma Análise Sobre a Crise Habitacional Na República da Irlanda Através de Rosie (2018). Inventário, n. 25, p. 76-89. Salvador: UFBA, 2020.

STORM, Vikky; FLORES, Eme. The Gender Accelerationist Manifesto. [S. l.], 24 abr. 2019. Disponível em: <https://theanarchistlibrary.org/library/vikky-storm-the-gender-accelerationist-manifesto.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2024.

SWEENEY, Tanya. Soapbox... Is the boom really back? Irish Independent, 2014. Disponível em: <https://www.independent.ie/opinion/soapbox-is-the-boom-really-back/30842425.html>. Acesso em: 24 mar. 2024.

WRIGHT, John. The Easter Rising of 1916 – A Terrible Beauty Is Born. Huffington Post, 2012. Disponível em: <https://www.huffingtonpost.co.uk/john-wight/the-easter-rising-of-1916_b_1422226.html>. Acesso em: 18 jan. 2024.

YEATS, W. B. Poemas. Org., introd. e trad. de Péricles Eugênio da Silva. São Paulo: Art Editora, 1987.

Filmografia

FOXES. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: Brunella Cocchiglia. Cork: Lovely Productions, 2011, Mídia Digital.

MIDSOMMAR. Direção: Ari Aster. Produção: Lars Knudsen e Patrik Andersson. Nova York: A24, 2019, 1 DVD.

NOCEBO. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: Bianca Balbuena, Brunella Cocchiglia, Maxime Cottray, Cloé Garbay, David Gilbery, Patti Lapus, Emily Leo, Bradley Liew, Mary McCarthy, Bastien Sirodot e Marlon Vogelgesang. Dublin: Vertigo Films, 2022, 1 DVD.

THE NIGHT of the living dead. Direção: George Andrew Romero. Produção: Russell Streiner e Karl Hardman. Pittsburgh: Image Ten, 1968, 1 Mídia Digital.

VIVARIUM. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: John McDonnell e Brendan McCarthy. Los Angeles: Saban Films, 2019, 1 DVD.

WITHOUT name. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: Brunella Cocchiglia e Rory

Gilmartin. London:Element Pictures Distribuição, 2016, 1 DVD.

Téléchargements

Publiée

2024-11-20

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Alves, M. C. dos S. ., Quintella, S. P., & Silva, S. S. da. (2024). Horrores e Sacrifícios: o Pesadelo Geracional Irlandês em Vivarium (2019), de Lorcan Finnegan. Revista Criação & Crítica, 39(39), 382-409. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p382-409