Horrores e Sacrifícios: o Pesadelo Geracional Irlandês em Vivarium (2019), de Lorcan Finnegan
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p382-409Mots-clés :
Vivarium (2019), Cinema Irlandês de terror, Crise Imobiliária, Irlanda, FamíliaRésumé
Vivarium (2019), filme de Lorcan Finnegan, acompanha o fim trágico de um casal que, buscando comprar seu primeiro imóvel, é preso em um conjunto habitacional. Os acontecimentos do longa podem ser relacionados às mudanças no capitalismo, que engendraram alterações na estrutura familiar e identitária da Irlanda, a partir do fenômeno econômico Tigre Celta (1994-2008). O aquecimento da economia não beneficiou a todos, e a maior parte dos irlandeses sofreu devido à transferência de riquezas dos pobres para os mais ricos (KENNEDY, 2003). Com o aumento da desigualdade social e a supervalorização dos imóveis, uma crise habitacional se espalhou pelo país e milhares ficaram desabrigados (ROB KITCHIN ET AL., 2015). Assim, esta pesquisa busca responder de que maneira Vivarium (2019) representa os efeitos das transformações socioeconômicas, sobretudo a crise habitacional das últimas décadas, na instituição familiar irlandesa. O objetivo geral é desenvolver uma análise, sob a luz do referencial teórico, para Vivarium (2019), destacando aspectos socioculturais relacionados à Irlanda retratados no longa. O método de pesquisa adotado é a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Para mais, este estudo busca ampliar o arcabouço de pesquisas sobre cinema irlandês, visto que ainda há poucos estudos sobre essa temática.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARDIN, Laurence. Content Analysis. Lisboa: Editions 70, 1977.
BEZNOSAI, Barbara Prado. Pós-terror: uma análise sobre o termo e uma reflexão sobre o atual momento dos filmes de terror. 39f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
COULTER, Colin. The end of Irish history? An introduction to the book. In: COLEMAN, Steve; COULTER, Colin (Org.). The End of Irish History: Critical approaches to the Celtic Tiger. Maynooth: Manchester University Press, 2003, p. 1-34.
GLYNN, Brian. Roger Casement: De Diplomata Britânico a Revolucionário Irlandês. In: MUTRAN, Munira H; IZARRA, Laura P. Z (Orgs.). Lectures. Tradução de Alzira L. V. Allegro. São Paulo: Humanitas, 2016, p. 22-34.
HOWARD, Paul. Breaking Dad: Ross O'Carroll-Kelly series. Dirigido por Jimmy Fay, Gaiety Theatre, 30 de abril de 2014, Dublin, Irlanda.
KAWIN, Bruce F. Horror and the horror film. Londres: Anthem Press, 2012.
KEISNER, Jody. Do you Want to Watch? A Study of the Visual Rhetoric of the Postmodern Horror Film. Women's Studies: an inter-disciplinary journal, v. 37, n. 4, p. 411-427, 2008.
KENNEDY, Sinéad. Irish women and the Celtic Tiger economy. In: COLEMAN, Steve; COULTER, Colin (Orgs.). The End of Irish History: Critical approaches to the Celtic Tiger. Maynooth: Manchester University Press, 2003. p. 95-110.
KEOHANE, Kieran; KUHLING, Carmen. Millenarianism and utopianism in the New Ireland: The tragedy (and comedy) of accelerated modernisation. In: COLEMAN, Steve; COULTER, Colin (Orgs.). The End of Irish History: Critical approaches to the Celtic Tiger. Maynooth: Manchester University Press, 2003, p. 122-138.
KITCHIN, Rob; HEARNE, Rory; O'CALLAGHAN, Cian. Housing in Ireland: from crisis to crisis. NIRSA Working Paper Series, v. 77, n. 1, p. 2-24, 2015.
LOPES, Gabriela de Andrade Vasconcellos. Hipérbole do terror: As Boas Maneiras dos Monstros. In: DUARTE, José; SILVA, Sanio Santos da (Orgs.). Na Raiz de Todos os Males: Terror Doméstico no Século XXI. Caleidoscópio: Lisboa, 2023, v. 1, p. 109-129.
MCCULLAGH, Ciaran. A Tie That Blinds: Family and Ideology in Ireland. The Economic and Social Review, v. 22, n. 3, p. 199-211, 1991.
NORRIS, Michelle. Property, Family and the Irish Welfare State. 1. London: Palgrave MacMillan, 2016.
O’CONNELL, Dióg. New Irish Storytellers Narrative Strategies in Film. Reino Unido: Intellect, 2010.
Ó GRÁDA, Cormac. Famine, Trauma and Memory. Béaloideas, [s. l.], v. 69, p. 121-143, 2001.
OHLMEYER, Jane. 1916: contextos e consequências. In: MUTRAN, Munira H.; IZARRA, Laura P. Z. (Orgs.). Lectures. Tradução: Alzira L. V. Allegro. São Paulo: Humanitas, 2016, p. 50-63.
PINEDO, Isabel. Recreational terror: Women and the pleasures of terror film viewing. New York: State University of New York Press, 1997.
RODRIGUES, Sara Cristina Ferreira. Representação da Irishness no Cinema Nacional Irlandês. 2011. 114 f. Tese (Mestrado em Cultura e Sociedade na Europa, Faculdade de Letras) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011.
ROSE, Steve. How post-horror movies are taking over cinema. The Guardian, 2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2017/jul/06/post-horror-films-scary-movies-ghost-story-it-comes-at-night>. Acesso em: 20 fev. 2024.
SANTOS, Rosilaine. Cinema Irlandês Contemporâneo: Uma Análise Sobre a Crise Habitacional Na República da Irlanda Através de Rosie (2018). Inventário, n. 25, p. 76-89. Salvador: UFBA, 2020.
STORM, Vikky; FLORES, Eme. The Gender Accelerationist Manifesto. [S. l.], 24 abr. 2019. Disponível em: <https://theanarchistlibrary.org/library/vikky-storm-the-gender-accelerationist-manifesto.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2024.
SWEENEY, Tanya. Soapbox... Is the boom really back? Irish Independent, 2014. Disponível em: <https://www.independent.ie/opinion/soapbox-is-the-boom-really-back/30842425.html>. Acesso em: 24 mar. 2024.
WRIGHT, John. The Easter Rising of 1916 – A Terrible Beauty Is Born. Huffington Post, 2012. Disponível em: <https://www.huffingtonpost.co.uk/john-wight/the-easter-rising-of-1916_b_1422226.html>. Acesso em: 18 jan. 2024.
YEATS, W. B. Poemas. Org., introd. e trad. de Péricles Eugênio da Silva. São Paulo: Art Editora, 1987.
Filmografia
FOXES. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: Brunella Cocchiglia. Cork: Lovely Productions, 2011, Mídia Digital.
MIDSOMMAR. Direção: Ari Aster. Produção: Lars Knudsen e Patrik Andersson. Nova York: A24, 2019, 1 DVD.
NOCEBO. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: Bianca Balbuena, Brunella Cocchiglia, Maxime Cottray, Cloé Garbay, David Gilbery, Patti Lapus, Emily Leo, Bradley Liew, Mary McCarthy, Bastien Sirodot e Marlon Vogelgesang. Dublin: Vertigo Films, 2022, 1 DVD.
THE NIGHT of the living dead. Direção: George Andrew Romero. Produção: Russell Streiner e Karl Hardman. Pittsburgh: Image Ten, 1968, 1 Mídia Digital.
VIVARIUM. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: John McDonnell e Brendan McCarthy. Los Angeles: Saban Films, 2019, 1 DVD.
WITHOUT name. Direção: Lorcan Finnegan. Produção: Brunella Cocchiglia e Rory
Gilmartin. London:Element Pictures Distribuição, 2016, 1 DVD.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).