A conquista do amor-próprio: uma análise em fragmento de um discurso amoroso, o de Niketsche: uma história da poligamia, Paulina Chiziane
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i33p64-85Mots-clés :
Roland Barthes, Figura de linguagem , Linguística da Enunciação, Paulina Chiziane, Discurso amorosoRésumé
Barthes é um crítico literário que soube empreender uma perspectiva teórica singular sobre a obra literária de seu tempo, contribuindo para ampliar as teorias linguísticas contemporâneas, notadamente a Linguística da Enunciação de Émile Benveniste (Perrone-Moisés, 2012). Nossa hipótese é de que Barthes apresenta uma visão própria da figura de linguagem – expressa explicitamente nos Seminaires (2007) – que impõe à Linguística da Enunciação uma reconceitualização de alguns de seus termos, especialmente enunciação e discurso. Este trabalho apresenta um duplo e entrelaçado objetivo: primeiro, compreender o funcionamento da figura de linguagem na obra de Roland Barthes, em especial em seu Fragmentos de um Discurso Amoroso (1994); segundo, realizar uma leitura figurativa da obra Niketsche: uma história da poligamia, de Paulina Chiziane. Apresentamos uma leitura por figuras-fragmento, subdividida em três constelações, que chamamos de figuras-estrela e figuras-satélite e observamos as relações intertextuais entre essas constelações. Constatamos que a figura-satélite ‘Niketsche da vida’ apresenta grande influência na construção narrativa. Diferentemente do que diz Perrone-Moisés (2012), concluímos que o discurso amoroso que se depreende da narrativa pode ser também um discurso de poder: o de emancipação da mulher diante de uma sociedade poligâmica.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AZEVEDO, Victor. A experiência flutuante de Paulina Chiziane: exílios internos e escritas de si em “Niketche”. Mulemba. Rio de Janeiro, vol. 8, n. 14, 2014, p. 100-106.
BADIR, Sémir. O valor dos conceitos em Barthes. In: PINO, C. A., BRANDINI, L., BARBOSA, M. (orgs.) Barthes plural. São Paulo: Humanitas, USP, 2018, p. 261-276.
BADIR, Sémir. FRANCK, Thomas. Rhétorique de la négation dans l’oeuvre de Roland Barthes. La negation a l’ouevre dans les textes. Colloques de Cerisy, 22 a 29 de julho de 2019. Disponible sur: <https://cerisy-colloques.fr/negation2019/>.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um Discurso amoroso. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
BARTHES, Roland. Le discours amoureux. Séminaire à l’École pratique des hautes études (1974-1976) suive de Fragments d’um discours amoureux: inédits. Paris: Éditions du Seuil, 2007. Ebook kindle.
BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. In: Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: 1989, p. 81-92.
CARVALHO, Isaías Francisco de; TIGRE, Maiane Pires. A poética do outro em Niketche: figuras de alteridade na literatura moçambicana. Moara, UFPA, Edição 46 – ago - dez 2016, Estudos Literários, p. 267-286. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3882>.
CHIZIANE, Paula. Niketche: Uma história de poligamia. São Paulo: Companhia de Bolso, 2021.
DUFOUR, Dany-Robert. Os mistérios da trindade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.
DURAS, Marguerite. O amante. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de São Paulo, 2003.
MARTY, Éric. Sobre Fragmentos de um Discurso Amoroso: Reflexões sobre a imagem. In: O ofício de escrever. Trad. Daniela Cerdeira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009, p. 215-332.
MELLO, Evelyn Caroline; PARO, Maria Clara O Bildungsroman e as várias faces das mulheres em Moçambique: feminismo e multiculturalismo. Letras & Letras, Uberlândia, MG, vol. 31, n. 1, jan-jun.2015.
MESSAGER, Mathieu. Roland Barthes. Collection Que sais-je? Paris: Humensis, 2019.
NORMAND, Claudine. Émile Benveniste: qual semântica? In: Convite à linguística. São Paulo: Contexto, 2009, p. 153-172.
ONO, A. Énonciation: le mot et la notion. In: La notion d’énonciation chez Émile Benveniste. Paris: Limoges, 2007.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Discurso amoroso e discurso de poder. In: Com Roland Barthes. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 89-94.
PINO, Claudia Amigo. Nem sempre fracassamos ao falar do que amamos. O discurso e a narrativa amorosa de Roland Barthes. Remates de Males. Campinas, SP, 31, 1-2, p. 211-226, jan-dez. 2011.
PINO, Claudia Amigo. The Rethorical Mission: Barthes’s seminars from 1964 to 1969. Barthes Studies, 5 (2019), p. 53-71.
SANTANA, Patrícia Martins dos Santos. O super-homem calcificado no Éden da praça: caminhos da tradição em Niketsche. Uniabeu, vol. 4, n. 6, 2011, p. 83-98. Disponível em: <https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/82/164>.
SHIMBO, Renata Vaz. Niketche: uma performance literária de libertação. Revista do NEPA/UFF, Niterói, v.10, n.21, jul.-dez. 2018, p. 207-219. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/29975>.
SILVA, Fernanda de Oliveira, SALGADO, Maria Teresa. A angústia e a transformação em Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. Ipotesi, Juiz de Fora, MG, v.23, n.1, p. 133-141, jan./jun. 2019.
SILVA, Eufrida Pereira da. Falar para curar, ouvir para aprender - Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. Mulemba. Rio de Janeiro, v.1, n. 5, jul/dez 2011, p. 92-107. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/4882>.
TIGRE, Maiane Pires; SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do. Identidade de gênero em questão: Niketche, de Paulina Chiziane. Litterata. Ilhéus, BA, Vol. 3, n. 2, jan-jul, 2013, p. 89-102. Disponível em: <https://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/855>.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Silvana Silva 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).