"História do tempo antigo, para o futuro": uma leitura do diário de Helena Morley
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v4i6p44-57Palavras-chave:
diário, Helena Morley, escrita, leitura.Resumo
Este trabalho se concentra na leitura de um trecho do diário Minha vida de menina (1942), de Helena Morley, inspirada pelos métodos a que se propõem Barthes em S/Z (1970) e Lejeune em Lire Leiris (1975). O objetivo é levantar temas e imagens da escrita diarística, tendo como base textos teóricos e análises em torno das práticas de escrita pessoal de Blanchot, Lejeune, Rousset e Simonnet-Tenant. A escrita do diário, além de articular as esferas familiar e escolar, funciona como meio para Helena conjugar passado e futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).