O pensador e o filósofo - A experiência (auto)biográfica da filosofia na filosofia e na literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v3i4p141-158Palavras-chave:
experiência, (auto)biografia, memória, linguagem, atitude filosóficaResumo
Este artigo busca discutir as possibilidades do relato (auto)biográfico de uma experiência filosófica. Através da colocação de problemas acerca da relação sujeito-objeto, da distinção entre fenômeno e coisa-em-si, das condições da memória e das limitações da linguagem, é mobilizada, em primeiro lugar, uma discussão propriamente filosófica a respeito do conhecimento da experiência humana. A base orgânica desta discussão encontra-se no bergsonismo, a partir do qual, em segundo lugar, a literatura é concebida como horizonte de expressão da experiência e do tempo. Não se trata, no entanto, apenas de uma análise de textos, mas, antes, da problematização da própria capacidade do relato (auto)biográfico de abarcar uma experiência tão complexa quanto a filosófica. O relato, enquanto imagem buscada na memória e enquanto linguagem, parece estar aquém ou além da própria experiência e, portanto, testemunhar uma distância entre o pensador e sua própria dinâmica interna.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).