O Pio da Coruja: elementos góticos em S. Bernardo, de Graciliano Ramos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p336-361

Palavras-chave:

Gótico, Gótico Brasileiro, Southern Gothic, Romance Regionalista, Horror, Literatura Comparada

Resumo

O presente artigo busca investigar os traços de uma discursividade gótica em S. Bernardo (1934), de Graciliano Ramos. A análise se dá a partir do levantamento dos elementos convencionais da tradição gótica presentes no romance — tais como o locus horribilis, a personagem monstruosa e a presença fantasmagórica do passado. Ainda que o romance não se configure como uma narrativa tipicamente gótica, entende-se que a poética gótica que perpassa o texto é operacionalizada de acordo com as convenções dessa tradição, expressando as ansiedades do narrador-protagonista em relação à modernidade e à decadência da figura do patriarca rural, as quais configuram o esteio do drama que se desenvolve nas páginas do livro, sobretudo no capítulo XIX. Ademais, busca-se traçar paralelos entre o emprego da discursividade gótica na obra de Graciliano Ramos e a de outro autor com o qual costuma ser associado, William Faulkner, a partir de uma análise comparativa com o romance Absalom, Absalom! (1936). Por fim, propõe-se uma discussão acerca da possibilidade de situar S. Bernardo em meio às tentativas de categorização do Gótico brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus de Novaes Maia, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Possui Licenciatura em Geografia (2019) e Mestrado em Literatura Brasileira (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente cursa Doutorado em Literatura Comparada e Licenciatura em Letras Português/Inglês na mesma instituição. Trabalha com os seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, romance oitocentista, regionalismo literário, ficção científica, decolonialidade, estratégias de apropriação cultural e ressignificação criativa, educação, interfaces entre a geografia e a literatura.

Referências

ABDALA JÚNIOR, B. O Pio da Coruja e as Cercas de Paulo Honório. In: MOTA, L. D.; ABDALA JÚNIOR, B. (Orgs.) Personae: grandes personagens da literatura brasileira. São Paulo: Editora SENAC, 2001.

BARROS, F. M. de. O Gótico e a Vampirização da História. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 69, p. 1–14, 2021.

FAULKNER, W. Absalom, Absalom!: the corrected text. New York: Vintage Books, 1987.

FRANÇA, J. O gótico e o retorno fantasmagórico do passado. In: Anais do XV Encontro ABRALIC. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016. p. 2492-2502.

FRANÇA, J. O sequestro do Gótico no Brasil. In: FRANÇA, Júlio; COLUCCI, Luciana. (Orgs.) As nuances do Gótico: do Setecentos à atualidade. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017. p. 111-124.

LAFETÁ, J. L. O mundo à revelia. In: RAMOS, G. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1992, p. 192-217.

OLIVEIRA NETO, G. Posfácio. In: RAMOS, G. S. Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2009, p. 223-233.

RAMOS, G. S. Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SADLIER, D. Reading Graciliano Ramos in the United States. Luso-Brazilian Review, Vol. 47, No. 2, p. 1-25, 2010.

SILVA, B. C. O Pio da Coruja em São Bernardo, de Graciliano Ramos. In: SILVA, B. C. O Pio da Coruja: ensaios Literários. Belo Horizonte: Editora São Vicente, 1967.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maia, M. de N. (2024). O Pio da Coruja: elementos góticos em S. Bernardo, de Graciliano Ramos. Revista Criação & Crítica, 39(39), 336-361. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p336-361