Centro de Divulgação Científica e Cultural em seus 40 anos aproximando a Universidade de São Paulo e a sociedade: um estudo a partir de dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p56-84Palavras-chave:
Museus de ciências e tecnologia , Pesquisa científica , Extensão universitária , Museus universitáriosResumo
Os museus são ambientes de reflexões e interpretações sobre assuntos que fizeram e fazem parte da história da humanidade. Esses espaços têm sido cada vez mais convidados a se reinventarem, propiciando sintonia entre seus objetivos e os anseios da sociedade. Os museus de ciências, em particular, ganham novos contornos à medida que o conhecimento científico avança. Muitos deles se apresentam vinculados às universidades, estreitando os laços entre a universidade e a sociedade. É o caso do Centro de Divulgação Científica e Cultural, vinculado à Universidade de São Paulo. Esta pesquisa buscou levantar e discutir as produções acadêmicas que tiveram o CDCC como ambiente de investigação ao longo de seus 40 anos de história. Trata-se de uma pesquisa de natureza histórico-bibliográfica realizada a partir de dois repositórios nacionais: o Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultados, foram identificados 22 trabalhos acadêmicos vinculados que tiveram o CDCC como foco, dos quais 18 foram efetivamente analisados e abrangem diferentes áreas do conhecimento. Destaca-se que as investigações identificadas são de naturezas diversas, congregando diferentes atividades desenvolvidas por esse espaço. A pesquisa evidenciou que, ao longo de seus 40 anos, no papel de museu universitário, além de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade por meio de ações de ensino e extensão universitária, o CDCC tem contribuído na vertente de pesquisa, seja em investigações sobre a formação de professores, relação museu-escola, mediação em museus e desenvolvimento de práticas pedagógicas extraescolares.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na Universidade de São Paulo? 2001. 311 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
ALMEIDA, Adriana Mortara; MARTINS, Maria Helena Pires. La universidad y el museo en Brasil: una historia palpitante. Museum Internacional, Paris, n. 206, v. 52, n. 2, p. 28-32, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000119843_spa. Acesso em: 19 maio 2020.
FERNÁNDEZ, Isabel M. García. El papel de los museos en la sociedad actual: discurso institucional o museo participativo. Complutum, Madrid, v. 26, n. 2, p. 39-47, 2015. DOI: https ://doi. org/10.5209/rev_CMPL. 2015.v26.n2.50415.
FERREIRA, Edna Ricardo de Oliveira; SANTOS; Silvia Aparecida Martins dos (Orgs.). Memórias do CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo 1980-2015. São Carlos, SP: CDCC-USP, 2016. Disponível em: https://sites.usp.br/cdcc/ wp-content/uploads/sites/512/2019/06/2016-Memorias_do_CDCC.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FIORENTINI, Dario. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 425 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
FÓRUM MUSEUS UNIVERSITÁRIOS, 5. Diretrizes para uma política de museus e coleções universitárias. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 9-11 out. 2018. Disponível em: https://www.ufmg.br/rededemuseus/forum2018/wp-content/uploads/2019/02/ diretrizes.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS – ICOM. What is ICOM’s definition of a museum? Statutes, 2007. Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/ museum-definition. Acesso em: 21 maio 2020.
LABRADOR, Ana P. Educación de las musas: colecciones y museos universitarios en Filipinas. Museum Internacional, Paris, n. 207, v. 52, n. 3, p. 4-9, 2000. Disponível em: https:// unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000120652_spa?posInSet=2&queryId=684b2161-c813-44c1- b3b6-1cd2848ccc93. Acesso em: 19 maio 2020.
LOURENÇO, Baffa Ariane; VIZOTTO, Maria Eduarda; QUEIROZ, Salete Linhares. Contribuições à formação de professores de química para atuação em espaço de educação não formal: quadro analítico como facilitador da avaliação. Química Nova, [s.l.], v. 44, n. 10, p. 1369-1378, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170785. Acesso em: 2 nov. 2021.
MARANDINO, Martha. The Scientific Museums of the University of São Paulo, Brazil, and Their Search for an Identity. Museology an International Journal of Museology, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 53-66, 2001. Disponível em: http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2017/08/ Marandino_The_scientific_museumof_the_university_of_S%C3%A3o_Paulo.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
MARANDINO, Martha. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12 (suplemento), p. 161-181, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400009.
MARQUES, Roberta Smania; SILVA, Rejâne Maria Lira da. O reflexo das políticas universitárias na imagem dos museus universitários: o caso dos museus da UFBA. Revista Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 63-84, 2011. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/149/151. Acesso em: 19 maio 2020.
MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. 365 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As pesquisas sobre educação em museus e centros de ciências no Brasil: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica. 2013. 404 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP, 2013.
RABAZAS-ROMERO, Teresa; RAMOS-ZAMORA, Sara. Los museos pedagógicos universitarios como espacios de memoria y educación. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 53, p. 100-119, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/72218.
RIBEIRO, Emanuela Sousa. Museus em universidades públicas: entre o campo científico, o ensino, a pesquisa e a extensão. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 88-102, 2013. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v2i4.16366.
RODRIGUES, Carla Nayelli Terra. Tendências da produção acadêmica sobre Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio: análise de dissertações e teses brasileiras (1972-2015). 2019. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Lei nº 161, de 24 de setembro de 1948. Dispõe sobre a criação de estabelecimentos de ensino superior em cidades do interior do Estado e dá outras providências. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1948/lei-161-24.09.1948.html. Acesso em: 10 maio 2020.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04.
SCARPA, Daniela Lopes; SASSERON, Lúcia Helena; SILVA, Maíra Batistoni e. O ensino por investigação e a argumentação em aulas de ciências naturais. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n. 1, p. 7-27, 2017. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.230486.
SCHIEL, Dietrich. Integração universidade-ensino de 1º e 2º graus em São Carlos – um relato. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 97-102, 1980. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol02a33.pdf. Acesso em: 2 jun. 2020.
STANBURY, Peter. Colecciones y museos universitarios. Museum Internacional, Paris, n. 206, v. 52, n. 2, p. 4-9, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000119843_ spa. Acesso em: 19 maio 2020.
TAGÜEÑA, Julia. Los museos latinoamericanos de ciencia y la equidad. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12 (suplemento), p. 419-427, 2005. DOI: https://doi. org/10.1590/S0104-59702005000400022.
UNESCO (Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura). Museum Internacional, Paris, n. 206, v. 52, n. 2, 2000. 67 p. Disponível em: https:// unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000119843_spa. Acesso em: 18 maio 2020.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC-USP. Disponível em: https://cdcc.usp.br/sobre/. Acesso em: 29 maio 2020.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP. Outros símbolos. 2020. Disponível em: https://eesc.usp.br/institucional/identidade_visual.php. Acesso em: 29 maio 2020.
WILLUMSON, Glenn. Un nuevo público para el museo universitario. Museum Internacional, Paris, n. 206, v. 52, n. 2, p. 15-18, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/ pf0000119843_spa. Acesso em: 19 maio 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Donizete Colombo Junior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Ariane Baffa Lourenço
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).