Avaliação longitudinal de programa de saúde bucal para pacientes com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.v20i2p88-95Palavras-chave:
Saúde Bucal, Comunicação Interdisciplinar, Pessoas com Deficiência, Assistência OdontológicaResumo
OBJETIVO: Verificar o impacto de um programa de prevenção da carie dentária, no contexto interdisciplinar, em ambiente não ambulatorial, para crianças com deficiência e verificar a opinião das mães sobre a inclusão da odontologia na equipe interdisciplinar de saúde.
MÉTODOS: O estudo foi quantitativo do tipo longitudinal prospectivo e qualitativo. Participaram 102 bebês, crianças e adolescentes com deficiência de ambos os gêneros, com faixa etária entre 1 e 21 anos, cadastradas no Programa de Atendimento Odontológico Multidisciplinar a Pessoas com Deficiência. Os dados foram coletados por meio de anamnese e exame clínico intrabucal. Os pacientes foram divididos de acordo com a atividade de cárie em alto (AA), média atividade (MA) e baixa atividade (BA) e posteriormente submetidos a tratamento para gengivite e cárie. As mães foram submetidas a programa de prevenção e dez participaram da avaliação qualitativa.
RESULTADOS: Observou-se que no início do programa que 34 (33,33%) eram AA, 49 (48,05%) MA e 19 (18,62%) BA e no final 2 (1,96%) permaneceram AA, 7 (6,87%) MA e 93 (91,17%) BA.
CONCLUSÕES: Verificou-se o programa impactou na saúde dos pacientes por meio da colaboração dos responsáveis e pela aceitação das mães da inserção da Odontologia na equipe interdisciplinar de saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Solicita-se aos autores enviar, junto com a carta aos Editores, um termo de responsabilidade. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir apresentado:
Eu/Nós, _________________________, autor(es) do trabalho intitulado _______________, submetido agora à apreciação da Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, concordo(amos) que os autores retém o direitos autorais e garantem a revista o direito da primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente autorizado sob a Creative Commons Attribution License, que permite a outros compartilhar o artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista. Aos autores será possibilitada a distribuição em separado da versão publicada do artigo, arranjos contratuais adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão publicada (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicação em livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista. Aos autores será permitido e encorajado publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de envio, pois pode levar a intercâmbios produtivos, bem como a maior citação do trabalho publicado. (Veja The Effect of Open Access).
Data: ____/____/____Assinatura(s): _______________