Avaliação da microinfiltração de selante oclusal em esmalte de dentes decíduos: efeito de diferentes técnicas de aplicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.clrd.2018.148897Palavras-chave:
Cárie dentária, Dente decíduo, Prevenção primáriaResumo
Objetivos: Considerando que os dentes decíduos são mais propensos ao desenvolvimento de cárie dentária, este estudo teve como objetivo comparar o efeito de diferentes técnicas de aplicação de selante de fóssulas e fissuras, isoladas ou associadas, na microinfiltração de esmalte em molares de dentes decíduos. Materiais e métodos: dentes molares decíduos foram selecionados (n = 8) e receberam os seguintes tratamentos: 1) grupo controle: condicionamento ácido + selante; 2) ar abrasivo + condicionamento ácido + selante; 3) condicionamento ácido + adesivo + selante; 4) ar abrasivo + condicionamento ácido + adesivo + selante. Após o tratamento, os dentes foram imersos em água destilada a 37 °C por sete dias e então submetidos a termociclagem de 350 ciclos de banhos de água fria (5 °C) e quente (55 °C), com 30 segundos cada exposição. Posteriormente, os dentes foram cobertos com um verniz – deixando exposta apenas a área selada, estendida por 1 mm –, impermeabilizados com resina epóxica e imersos em solução de azul de metileno por 48 horas a 37 °C. Em seguida, os dentes foram seccionados vestíbulo-lingualmente e avaliados microscopicamente (aumento de 40×). Os resultados foram submetidos aos testes de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney (p < 0,05). Resultados: os grupos que receberam o adesivo antes da aplicação do selante apresentaram o menor índice de microinfiltração. O grupo que recebeu ar abrasivo mais condicionamento ácido antes do selante mostrou microinfiltração mais extensa. Conclusões: nenhuma das técnicas utilizadas evitou completamente a microinfiltração, entretanto a aplicação de adesivo pode ser a mais indicada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Solicita-se aos autores enviar, junto com a carta aos Editores, um termo de responsabilidade. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir apresentado:
Eu/Nós, _________________________, autor(es) do trabalho intitulado _______________, submetido agora à apreciação da Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, concordo(amos) que os autores retém o direitos autorais e garantem a revista o direito da primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente autorizado sob a Creative Commons Attribution License, que permite a outros compartilhar o artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista. Aos autores será possibilitada a distribuição em separado da versão publicada do artigo, arranjos contratuais adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão publicada (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicação em livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista. Aos autores será permitido e encorajado publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de envio, pois pode levar a intercâmbios produtivos, bem como a maior citação do trabalho publicado. (Veja The Effect of Open Access).
Data: ____/____/____Assinatura(s): _______________