Major salivary glands magnetic resonance imaging
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.clrd.2017.141455Palavras-chave:
Glândulas Salivares, Imagem por Ressonância Magnética, Diagnóstico por Imagem, Distúrbios das Glândulas SalivaresResumo
Objetivos: Fornecer informações básicas sobre as modalidades de ressonância magnética (RM), enfatizando o método da imagem ponderada em difusão, bem como apontar sua aplicabilidade para diagnosticar doenças das glândulas salivares maiores. Métodos: O método Prisma foi usado durante a extração e avaliação dos dados. As buscas foram feitas no banco de dados MEDLINE (PubMed) considerando o período de 2010 a novembro de 2017 e estudos que contivessem informações básicas sobre as modalidades de RM, bem como seu uso para diagnosticar doenças das glândulas salivares. A extração de dados incluiu informações sobre a aplicação das modalidades de RM, especialmente dos métodos de coeficiente de difusão aparente e da imagem ponderada em difusão, para diagnosticar doenças das glândulas salivares maiores. Resultados: A busca encontrou 58 publicações no MEDLINE (PubMed). A triagem inicial das publicações foi realizada usando os resumos e palavras-chave. Após a aplicação dos critérios de exclusão, um total de 9 estudos foi identificado como elegível para ser avaliado. Os estudos apontaram dois tipos principais de modalidades de RM: o coeficiente de difusão aparente e a imagem ponderada em difusão. A maioria dos estudos sugere que a RM pode ser uma útil ferramenta de diagnóstico para as glândulas salivares maiores. Conclusão: Modalidades de RM são vantajosas ferramentas para avaliações dos tecidos das glândulas salivares. São necessários mais estudos envolvendo um maior número de pacientes estudados para demonstrar a eficácia dos métodos e modalidades de abordagem distinta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Solicita-se aos autores enviar, junto com a carta aos Editores, um termo de responsabilidade. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir apresentado:
Eu/Nós, _________________________, autor(es) do trabalho intitulado _______________, submetido agora à apreciação da Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, concordo(amos) que os autores retém o direitos autorais e garantem a revista o direito da primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente autorizado sob a Creative Commons Attribution License, que permite a outros compartilhar o artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista. Aos autores será possibilitada a distribuição em separado da versão publicada do artigo, arranjos contratuais adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão publicada (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicação em livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista. Aos autores será permitido e encorajado publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de envio, pois pode levar a intercâmbios produtivos, bem como a maior citação do trabalho publicado. (Veja The Effect of Open Access).
Data: ____/____/____Assinatura(s): _______________