Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Escopo

                  Clinical and Laboratorial Research in Dentistry (CLRD) é uma publicação com sistema de fluxo contínuo, com revisão por pares, com o objetivo de divulgar novos conhecimentos de interesse para pesquisadores e clínicos em Odontologia e áreas relacionadas. A avaliação dos textos apresentados levará em consideração a originalidade, relevância e a metodologia utilizada. A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, como parte de uma palestra ou tese acadêmica, ou como uma pré-publicação eletrônica) e que não está sob consideração para publicação em outro peródico. A revista é dedicada à difusão de conhecimentos e informações relevantes para Odontologia. A CLRD é gratuita desde a submissão até a publicação. Nós encorajamos fortemente as submissões em inglês.

Conteúdo de seções

                  Os textos devem ser escritos em Português ou Inglês, e se encaixarem em uma das diferentes seções da revisão, como se segue:

a) Editorial: Preparado pelos editores ou autor convidado;

b) Textos originais: Resultados de pesquisas originais;

c) Textos de Revisão: Revisões de literatura ou sistemáticas;

d) Relatos de caso ou técnica: Apresentação sucinta de casos clínicos peculiares ou novas técnicas;

e) Comunicação breve: Artigo original com um máximo de 1.500 palavras;

f) Cartas: Comentários sobre o conteúdo do periódico, ou sobre temas de relevância científica, publicadas a critério do Editor;

g) Conferência Clinicopatológica: Discussão de diagnósticos diferenciais.

 

                  Solicita-se a leitura atenta das normas para submissão. Os artigos submetidos fora das normas sofrerão atrasos no processo de avaliação. Qualquer dúvida utilizem o contato pelo e-mail: clrd.fo@gmail.com

Preparação do texto para submissão

                  Os textos devem ser preparadas em formato .doc ou .docx, as fontes devem ser Adobe Type 1 standard - Helvetica ou Times, tamanho 12, em espaço duplo, com alinhamento de texto justificado.

                  Os dentes devem ser designados no texto usando a terminologia completa. Nas tabelas e figuras, dentes individuais podem ser identificados utilizando o sistema de dois dígitos FDI, ex: dente 13, é o canino permanente superior direito.

Idioma

                  O texto deve ser escrito no padrão gramatical em inglês (americano ou britânico são aceitos, mas não uma mistura destes) ou em português. Autores em que o inglês possa exigir edição para eliminar possíveis erros gramaticais, ou de ortografia, devem utilizar serviços de edição da língua.

Considerações éticas

                  Estudos envolvendo seres humanos, animais ou materiais biológicos requerem aprovação do comitê de ética e consentimento informado, que deve ser documentado no artigo. Consentimentos escritos devem ser guardados pelos autores, e a cópia dos consentimentos, ou evidência de que tais consentimentos foram obtidos, devem ser fornecidas caso sejam solicitadas. A menos que tenha permissão por escrito do paciente, os dados pessoais de qualquer paciente incluído em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais complementares (incluindo todas as ilustrações) devem ser removidos antes da submissão. Os autores são responsáveis por qualquer material e/ou citação com a devida atribuição no texto parafraseado para evitar o plágio (incluindo auto-plágio).

Plágio

                  A CLRD apoia as políticas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE). Todos os artigos publicados são selecionados usando software de detecção de plágio.

Declaração de interesse

                  Todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que poderiam influenciar inapropriadamente (viés) no seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem o emprego, consultoria, propriedade de ações, honorários, pedidos de patentes/inscrições e doações ou outros financiamentos.

Se não houver conflitos de interesse, indique o seguinte na Página de Títulos: "Conflitos de interesse: nenhum'.

Direitos autorais

                  Trabalhos submetidos à apreciação para publicação devem ser acompanhados do documento de transferência de direitos autorais, contendo assinatura de cada um dos autores, o modelo encontra-se disponível na página da revista.

Submissão

                  A submissão deve ser feita exclusivamente através da página da revista. Toda a correspondência, incluindo a notificação da decisão do Editor e pedidos de revisão, serão enviados por e-mail.

Carta de apresentação

Todos os autores devem assinar a carta enviada ao Editor-chefe, assumindo a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho, e indicando os aspectos relevantes que justificam a sua publicação.

 

Organização dos manuscritos

Artigos originais

                  Artigos de pesquisa devem ser descritos de uma forma clara, original e reprodutível.

A estrutura deve seguir o esquema: Título (em português e inglês nos artigos escritos em português), Resumo (em português e inglês nos artigos escritos em português), Descritores (em português e inglês nos artigos escritos em português), Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.

Artigos de revisão

                  Artigos de revisão devem fornecer uma visão ampla e atualizada sobre um determinado tema, especialmente discutir as pesquisas recentes da área.

A estrutura deve seguir o esquema: Título (em português e inglês nos artigos escritos em português), Resumo (em português e inglês nos artigos escritos em português), Descritores (em português e inglês nos artigos escritos em português), Introdução, Discussão, Conclusões e Referências.

Relato de caso ou técnica

                  O relato de caso deve detalhar os sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, bem como o follow-up do paciente.

A estrutura deve seguir o esquema: Título (em português e inglês nos artigos escritos em português), Resumo (em português e inglês nos artigos escritos em português), Descritores (em português e inglês nos artigos escritos em português), Introdução, Relato do caso ou técnica, Discussão, Conclusões e Referências.

Comunicação breve

                  São comunicações breves que descrevem a pesquisa original que está em sua fase inicial, e não está pronta para ser escrita como um trabalho completo. Esta categoria abrange o trabalho em andamento e, normalmente, segue a estrutura de um artigo de pesquisa. 

Conferência Clinicopatológica (CPC):

                  Artigos que documentam casos interessantes ou incomuns que apresentam desafios diagnósticos. A apresentação deve simular o trabalho clínico, incluindo a formulação de um diagnóstico diferencial detalhado. A avaliação diagnóstica completa, o gerenciamento e o acompanhamento devem ser incluídos. Os artigos da CPC devem ser organizados em seis partes:

(1) Título: Fornecer um título clínico descritivo que não revele o diagnóstico final;

(2) Apresentação clínica: Descrever as características clínicas e de imagem da lesão;

(3) Diagnóstico diferencial: Listar e discutir lesões a serem consideradas como possibilidades diagnósticas razoáveis. Isso exigirá a formulação de uma lista das possibilidades diagnósticas mais prováveis com base na apresentação clínica, história médica e/ou exames de imagem;

(4) Diagnóstico: Achados histopatológicos;

(5) Gerenciamento: Descrever o tratamento do paciente e a resposta ao tratamento;

(6) Discussão: Aspectos mais interessantes do caso.

 

Orientações gerais

Página de título

                  Deve conter as informações listadas abaixo e SEPARADAMENTE do arquivo principal:

a) Título (em português e inglês nos artigos escritos em português) claro e preciso (evitar abreviaturas);

b) Descritores (em português e inglês nos artigos escritos em português),

c) Os nomes dos autores deverão aparecer inteiros, qualificações, afiliações (apenas uma por autor) e e-mails;

d) Nome e endereço completo do autor correspondente;

NOTEM QUE OS METADADOS DEVEM SER PREENCHIDOS IGUALMENTE ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA PÁGINA DE TÍTULOS!

O item do ORCID não é obrigatório no cadastro, porém, todos autores que sejam cadastrados devem informa-lo.

Para mais informações: https://orcid.org

 

Página de título cega

                  A página de título cega deve ser incluída no arquivo principal, fornecendo APENAS o título (isto é, SEM nomes e afiliações dos autores), para utilização no processo de revisão por pares.

Figuras

                  As figuras devem ser especificadas no corpo do texto e anexas SEPARADAMENTE do arquivo principal.

  • As figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e qualquer figura que tiver várias partes devem ser rotuladas em ordem alfabética (ex: 2a, 2b);
  • Deve-se evitar repetir o material do texto nas legendas;
  • As abreviaturas utilizadas nas figuras devem ser definidas na legenda;
  • Cada imagem deve ser submetida SEPARADAMENTE em formato TIFF com uma resolução mínima de 300 dpi e um máximo de 600 dpi (pontos por polegada). Resoluções mais baixas não serão utilizadas;
  • Se houver ilustrações extraídas de outros trabalhos previamente publicados, as fontes de onde foram extraídas e referências devem aparecer na lista de referências no final do trabalho, informando a página onde consta a figura do artigo original;
  • A imagem deve ser cortada para mostrar apenas a área relevante (ou seja, não mais do que é necessário para ilustrar os pontos feitos pelo autor, mantendo referências anatômicas suficientes). A quantidade de espaço em branco em torno da ilustração deve ser reduzido a um mínimo;
  • Identificações dos pacientes devem ser ocultas;

Tabelas

                  As tabelas devem ser especificadas no corpo do texto e anexas SEPARADAMENTE do arquivo principal.

As tabelas devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos (1, 2, 3...), na ordem em que aparecem no texto;

  • Forneça um título descritivo curto para cada uma;
  • Se necessário, a tabela pode ter notas de rodapé. Estes devem ser referidos na tabela por letras sobrescritas, que serão, então, também expostos no início da nota em questão. Comece cada nota em uma nova linha. Uma nota geral que se refere a toda a tabela não requer um sobrescrito;
  • Defina as abreviações das tabelas nas notas de rodapé, mesmo se já definidas no texto ou em uma tabela anterior;
  • Enviar as tabelas como texto editável;
  • Se houver tabelas extraídas de outros trabalhos previamente publicados, as fontes de foram extraídas e referências devem aparecer na lista de referências no final do trabalho;

Resumo

                  Os resumos devem ser escritos em português e inglês (nos artigos escritos em português). Deve ser preciso e sucinto, não exceder 250 palavras e ser estruturado com os seguintes subtítulos: Objetivos, Materiais e métodos, Resultados, Conclusões.

                  Estes subtítulos devem aparecer no texto do resumo e não deve conter referências. O resumo deve: indicar o objetivo específico ou finalidade do artigo; descrever os métodos utilizados para atingir o objetivo, afirmando que foi feito e como foi feito; apresentar os resultados dos métodos descritos - as principais estatísticas devem ser incluídas; apresentar a conclusão do estudo baseado exclusivamente nos dados fornecidos, e destacar a novidade do trabalho.

Descritores

                  Atribua de 3 a 6 descritores, consultando o vocabulário estruturado do MeSH - Medical Subject Headings: https://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.

Texto principal

                  Organize o seu artigo em uma estrutura lógica com subtítulos claros para indicar as seções relevantes.

                  Apresentar os resultados em uma sequência lógica e clara. As conclusões devem ser suportadas pelos resultados obtidos e a seção de discussão deve comentar criticamente sobre os resultados e conclusões, bem como quaisquer limitações do trabalho.

                  Agradecimentos devem ser breves e devem indicar quaisquer potenciais conflitos de interesse e fontes de apoio financeiro.

Referências

                  Os autores são responsáveis pela exatidão das referências. Apenas artigos estritamente relacionados com o trabalho devem ser citados; listas exaustivas devem ser evitadas. Todas as referências devem aparecer tanto no texto, quanto na lista de referências.

  • As referências devem seguir o formato Vancouver;
  • Devem ser citadas na ordem em que aparecem no texto;
  • No texto, as referências devem ser citadas em ordem numérica como números sobrescritos a partir de 1. Os números sobrescritos devem ser colocados APÓS o ponto final;
  • Devem ser indicados no final do manuscrito, em ordem numérica correspondente à ordem de citação no texto;
  • Referências citadas em tabelas ou figuras devem ser contadas quando mencionadas pela primeira vez no texto;
  • Artigos in press podem ser incluídos na lista de referências;
  • Não incluir referências de artigos não concluídos ou que ainda não foram aceitos para publicação. Os resumos e/ou trabalhos apresentados em reuniões e não são do domínio público não devem ser incluídos como referências;
  • Se houver 6 ou menos autores, enumere todos. Se houver 7 ou mais, liste os 6 primeiros seguidos por et al.;
  • O título do periódico deve ter seu nome abreviado de acordo com a Lista de Índice de Revistas em Index Medicus: acessar o endereço eletrônico: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals;
  • Para os exemplos não contemplados, consulte as orientações fornecidas pelo "International Committee of Medical Journal Editors", tal como apresentado nos "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals" (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/).

Exemplos de referências

LIVRO

Lodish H, Baltimore D, Berk A, Zipursky SL, Matsudaira P, Darnell J. Molecular cell biology. 3rd ed. New York: Scientific American; 1995. 543 p.

CAPÍTULO DE LIVRO

Mesmo autor do trabalho como um todo

Avery JK. Desenvolvimento e histologia bucal. 4a ed. Fajardo AP, tradutora. São Paulo: Santos; 2005. Desenvolvimento dos arcos faríngeos e da face. p. 34-56.

 Autor diferente do trabalho como um todo

Sobral MAP, Garone Netto N. Clareamento dental. In: Garone Netto N, Carvalho RCRR, Russo EMA, Sobral MAP, Luz MAAC, Teixeira AG, et al. Dentística restauradora: restaurações diretas: técnicas - indicações - recursos. São Paulo: Santos; 2003. p. 201-23.

ARTIGO

Campos MS, Fontes A, Marocchio LS, Nunes FD, de Sousa SC. Clinicopathologic and immunohistochemical features of oral neurofibroma. Acta Odontol Scand. 2012 Dec;70(6):577-82. doi: 10.3109/00016357.2011.640286.

Números sequenciais devem ser separados por hífen e números aleatórios devem ser separados por vírgula.

Exemplos:

Números aleatórios

O processamento é negligenciado pela maioria dos profissionais1, e alguns autores têm afirmado que cerca de 90% das falhas em radiografias ocorrem na câmara escura.3,5,9

Números aleatórios e sequenciais

Desde que observações clínicas provaram que lesões de manchas brancas são irreversíveis, a remineralização tornou-se um mecanismo importante na prevenção clínica e redução de cárie no esmalte.1-7,9,11,13-15,19,20-25

Citação dos nomes por razões de ênfase

Cassatlyet et al.3 relataram um caso de osteomielite em um paciente submetido à apicectomia com laser Nd:YAG, o que levou à necrose de parte da maxila, pela difusão do calor gerado no tecido ósseo adjacente ao ápice da raíz.

Nomes de Drogas

O uso de nomes comerciais (marcas registradas) não é recomendável; quando necessário, o nome do produto deve ser colocado após o nome genérico (entre parênteses) maiúsculas e minúsculas, seguido do símbolo que caracteriza marca registrada em sobrescrito.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato .doc ou .docx
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos originais

Resultados de pesquisa original

Revisão Crítica

Serão aceitos quando solicitados pelos editores e especialistas da área, ou revisões sistemáticas mediante consulta por e-mail aos editores.

Caso clínico ou relato de técnica

Apresentação sucinta de casos clínicos peculiares ou de novas técnicas

Breve comunicação

Artigo original com 1.500 palavras, no máximo.

Carta ao Editor

Cartas dando suporte ou contestando conteúdo científico ou editorial da CLRD. Os textos são limitados a 300 palavras com a permissão de figuras ou tabelas. As cartas devem ser submetidas no período máximo de 6 meses após a publicação do artigo ou editorial ao qual se refere.

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