Mobilidade humana e educação: os estudantes estrangeiros na Unicamp

Autores/as

  • Débora Mazza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100014

Palabras clave:

Migração, Educação, Estudantes estrangeiros

Resumen

O trabalho atenta para a mobilidade humana como uma prática social que tem aumentado no mundo, apesar das tentativas de restrição e controle. Vários autores têm sublinhado a necessidade de se atentar às múltiplas determinações do real presente nos fluxos migratórios que conduzem regiões, grupos e indivíduos a buscarem melhores condições de vida, de trabalho e de educação. Segundo uma perspectiva qualitativa e contando com o suporte do sofware livre LimeSurvey, a pesquisa realizou um survey com os estudantes estrangeiros inscritos na Unicamp no primeiro semestre de 2010. Objetivou apresentar: quem são esses estudantes, como eles alcançaram o estatuto de universitários no Brasil, como vivem essa experiência e quais são seus projetos de futuro. Os dados sugerem que a luta pela escola de qualidade revela um sonho que, muitas vezes, expõe esses estudantes a situações de discriminação e desigualdade.

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Biografía del autor/a

  • Débora Mazza, Universidade Estadual de Campinas
    Profa. Dra. Do Departamento de Ciências Sociais/FE/UNICAMP e CEDES

Publicado

2011-06-01

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Mazza, D. (2011). Mobilidade humana e educação: os estudantes estrangeiros na Unicamp. Cadernos CERU, 22(1), 239-256. https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100014