Jean-Jacques Rousseau por entre filosofia da educação e imagens literárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i21p137-145Palabras clave:
Rousseau , Filosofia da educação , Imagens literáriasResumen
Dependeria a felicidade do gênero humano do progresso das ciências e das artes? Ou, ao contrário, de um retorno aos primeiros tempos nos quais o homem da natureza, bom e solitário, vivia na tranquilidade das paixões e na ignorância dos vícios? São estas questões que este texto pretende responder.Descargas
Referencias
BADINTER, Elisabeth. Émile, Émile – a ambição feminina no século XVIII. São Paulo: Discurso Editorial, Duna Dueto, Paz e Terra, 2003.
DEJEAN, Joan. Antigos contra modernos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
NACARATO, Priscila. Rousseau: textos sobre educação. São Paulo; USP/Faculdade de Educação [Dissertação de mestrado em Educação, 1995.
NOVAES, Adauto (Org.). “Constelações”. In: Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994a.
PESSANHA, José Américo Motta. “Platão: as várias faces do amor”. In: NOVAES (Org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
PIÑEDA, Diego Antônio R.. “A filosofia e seus moldes narrativos”. In: KOHAN, Walter O. (Org.). Lugares da infância – Filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
PRADO JR., Bento. A retórica de Rousseau. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
REY, Jean-Michel. “Valéry – Os exercícios do espírito”. In: NOVAES, Adauto (Org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994b.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. São Paulo: Atenas, 1959.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Júlia ou a Nova Heloísa. Campinas: Hucitec/Unicamp, 1994.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Brasília: UNB, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Marlene de Souza Dozol

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.